Notícia esportiva em primeiro lugar!

Nordeste deu ao Brasil grandes nomes no Atletismo

Nordeste deu ao Brasil grandes nomes no Atletismo

Muitos são os atletas revelados pelos Estados do Nordeste brasileiro. Aqui, em homenagem ao Dia do Nordestino, vamos nos lembrar de alguns. E já nos desculpamos por não citarmos todos os que, de alguma forma, obtiveram conquistar para o Atletismo do Nordeste e do Brasil. Um nome reverenciado, sempre, é o de Ary Façanha de Sá, quarto colocado no salto em distância na Olimpíada de Helsinque, em 1952.

Modernamente, outros nomes serviram à Seleção Nacional e alguns, inclusive, subiram ao pódio e Mundiais e Olimpíadas. Um desses nomes é Vicente Lenilson de Lima, prata e bronze no revezamento 4×100 m, respectivamente nos Jogos de Sydney em 2000 e Pequim em 2008.

Junto com o potiguar Lenilson em 2008, aliás, estavam outros dois atletas oriundos do Atletismo do Nordeste: o maranhense José Carlos Gomes Moreira “Codó” e o alagoano Bruno Lins Tenório de Barros. Lenilson estava ainda na conquista da prata no Mundial de Paris, em 2003. A seu lado, o piauiense Claudio Roberto Souza.

A pernambucana Keila da Silva Costa é outro destaque. Ela ganhou a medalha de bronze no salto triplo no Mundial Sub-20 de Kingston em 2002 e, oito anos depois, em 2010, conquistou bronze no Mundial Indoor de Doha.

Na marcha também há destaques, como Erica Rocha de Sena, campeã do Circuito Mundial em 2017 e medalha de prata em 2018. O também pernambucano Wagner Domingos foi finalista no lançamento do martelo nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, além de ser o recordista sul-americano da prova..

No Rio Grande do Norte, a atual presidente da Federação Estadual de Atletismo é a recordista brasileira dos 400 m, Magnólia Figueiredo.

“O Atletismo do Brasil deve muito aos atletas, treinadores, árbitros e dirigentes do Nordeste”, comenta o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, ele mesmo paraibano que desde a juventude viveu no Recife.

Com informações da Assessoria de Imprensa da CBAt

Deixe um comentário