Paraibano Nathan Brito conquista a Copa ECPA de Fórmula Vee - SóEsporte
Automobilismo

Paraibano Nathan Brito conquista a Copa ECPA de Fórmula Vee

Jovem promessa do automobilismo nacional, o piloto paraibano Nathan Brito conquistou de forma impecável a Copa ECPA de Fórmula Vee, o seu primeiro título logo no ano de estreia nas pistas. Como prêmio, terá direito a participar da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

Filho de Valdeno Brito, piloto da Stock Car, o garoto de apenas 15 anos garantiu o título ao vencer as duas provas da etapa final da competição, no último sábado, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba (SP).  Ele repetiu o show das três provas anteriores e, além das vitórias, marcou as dois poles e fez as duas voltas mais rápidas. E ainda terminou a temporada com o recorde da pista e o maior número de poles (8 em 10 provas).

“É incrível vencer um título tão importante logo no meu primeiro ano no automobilismo”, disse Nathan Brito. “Ainda mais numa categoria onde passaram campeões como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, além de ter revelado outros grandes pilotos como o Wilsinho Fittipaldi e o José Carlos Pace. Fico muito feliz por fazer parte desta história e quem sabe seguir os passos desses verdadeiros ídolos.”

O jovem paraibano dominou a segunda metade da Copa ECPA. Após um início difícil, ele venceu as últimas cinco provas da temporada em Piracicaba e terminou com 159 pontos. Gabriel Paulino foi o vice com 138 pontos e Rafael Caputi ficou em terceiro, com 123.

Na corrida final, Nathan Brito e Rafael Caputi travaram um duelo épico pela liderança, com várias ultrapassagens entre eles durante toda a prova. Nathan venceu por apenas 0s920. O resultado levou a uma medida rara: os dois pilotos foram parabenizados pelo diretor de prova, Rodrigo Correa, pela disputa leal e respeitosa, como deve ser na pista.

Para Wilsinho Fittipaldi, criador da FVee no Brasil e atual consultor da categoria, o título foi mais do que merecido. “O Nathan fez um campeonato fantástico, superando as dificuldades no início até se tornar praticamente imbatível na reta final. Está de parabéns e com certeza tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou.

Wilsinho destacou ainda o fato de a Fórmula Vee seguir com o seu principal objetivo: de ser uma categoria acessível e formadora de pilotos: “O Nathan é mais um jovem que nasce neste nosso projeto que já dura 51 anos é o caminho para o automobilismo nacional, oferecendo a chance de competir em carros de baixo custo e sendo uma verdadeira escola para quem quer seguir carreira no automobilismo.”

Como prêmio pelo título, Nathan Brito terá direito a participar de uma etapa da Challenge Cup Series, competição de FVee disputada nos EUA e Canadá.

“Será ótimo correr no exterior pela primeira vez, numa prova que reúne alguns dos principais pilotos americanos e canadenses. Será uma grande oportunidade que a Fórmula Vee me oferece para ganhar experiência e continuar crescendo como piloto”, afirmou Nathan.

A Fórmula Vee e a Challenge Cup Series mantém, há dois anos, parceria para o intercâmbio internacional de pilotos. No Brasil, seis pilotos estrangeiros já participaram de provas em Interlagos. E dois brasileiros já correram no exterior.

Nathan ainda busca mais um título na temporada. Ele lidera o Campeonato Paulista da Fórmula Vee Júnior, que terá a sua última etapa em dezembro, em Interlagos.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.