Notícia esportiva em primeiro lugar!

1ª Corrida Cooperativista reúne cerca de 500 atletas e supera 1,5 tonelada de alimentos arrecadados

Atletas profissionais e amadores participaram da 1ª edição da Corrida Cooperativista da Paraíba, realizada neste domingo (22), na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Com 5km de percurso, a prova reuniu cerca de 500 pessoas, entre inscritos e outros apaixonados por corrida que participaram mesmo sem fazer inscrição. Para competir, os corredores doaram 3 quilos de alimentos, o que resultou em mais de 1,5 tonelada de produtos arrecadados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida (AEV).

Foto – André Lúcio. Os primeiros colocados chegaram por volta de 16 minutos de prova. Na categoria Comunidade – Masculino, o vencedor geral foi o atleta Anderson Rodrigues Viana, o Anderson Flash. Edilson de Brito Silva foi o segundo colocado e Marcos Antônio Bernardo de Figueiredo ficou em terceiro. Na categoria Comunidade – Feminino, a campeã foi Zu Gomes. As atletas Flávia Lilian Selmer Dias e Inês Vilar Siqueira Dantas ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Voltada para cooperados e funcionários do setor cooperativista, a categoria Cooperativa – Masculino teve como vencedor geral Cássio Murilo Ciarallo Cordeiro (Sicredi), enquanto o 2º e o 3º colocados foram Ed Wilson Fernandes de Santana (Sicredi) e Gutemberg Brito da Silva (Uniodonto João Pessoa). Na categoria Cooperativa – Feminino, o 1º lugar geral ficou com Sandra Stael Fortuna de Aguiar (Sicredi). A segunda colocada foi Renata Maria Brito Marcondes (Unimed João Pessoa) e Maria de Fátima Paiva dos Santos Silva (Sicredi) ficou em terceiro.

Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas. Também receberam troféus os participantes que ficaram nos três primeiros lugares na categoria Cooperativa, por faixas etária (16 a 29, 30 a 40, 41 a 50 e acima de 51 anos), conforme previsto no regulamento. Os participantes que completaram o percurso nos primeiros 60 minutos de prova também receberam medalhas.

 

Qualidade de vida e solidariedade

A 1ª Corrida Cooperativista da Paraíba é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop/PB), em parceria com a OCB/PB e as cooperativas Uniodonto João Pessoa e Unimed João Pessoa. Para o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o evento foi um sucesso e reflete a solidariedade e o compromisso do cooperativismo paraibano com bem-estar da população.

“A primeira edição da Corrida Cooperativista da Paraíba, além de ser uma ação voltada para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população, é também uma iniciativa solidária porque vai beneficiar pacientes com câncer atendidos por duas entidades que atuam em João Pessoa, que receberão alimentos doados pelos participantes. Para nós é uma grande satisfação promover este evento e a expectativa é que ele se repita nos próximos anos”, comentou.

 

Doações beneficiam pacientes com câncer

Para se inscrever, cada participante precisava doar 3kg de alimentos não perecíveis. De acordo com os organizadores, a arrecadação 1ª Corrida Cooperativista da Paraíba ultrapassou 1,5 tonelada de alimentos, que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer e à Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida (AEV). A Rede Feminina de Combate ao Câncer presta assistência aos pacientes do Hospital Napoleão Laureano, oferecendo mais de 400 lanches e outras refeições, diariamente, além de contar com uma casa de apoio para pessoas de outras cidades que se tratam na capital. Já a AEV beneficia cerca de 80 pacientes com atividades sociais em sua unidade de João Pessoa, no Parque Sólon de Lucena.

 

Alongamento e cuidados com a saúde

 

No Busto de Tamandaré, a concentração começou por volta das 6h. Antes da largada, houve uma sessão de alongamento promovida pela Unimed João Pessoa. A cooperativa também disponibilizou uma tenda na qual os competidores e pessoas da comunidade puderam verificar pressão arterial, fazer testes de glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC). A Unimed JP também dispôs de uma ambulância munida de equipamentos e materiais de primeiros socorros, em cumprimento à legislação estadual referente a este tipo de evento. Após a prova, um lanche pós-treino (frutas e barras de cereais) foi oferecido aos participantes.

Deixe um comentário