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23ª Competição Baja SAE BRASIL será realizada em São José dos Campos (SP), de 9 a 12 de março

Com 88 equipes inscritas de 18 Estados brasileiros mais Distrito Federal (DF), a 23ª Competição Baja SAE BRASIL registrou o maior número de inscrições de sua história, iniciada em 1995 com a realização da primeira competição nacional no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

As provas da edição 2017 serão realizadas de 9 a 12 de março em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior paulista, em área localizada na avenida Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, próxima à Fatec local.

Inscreveram-se 1.836 estudantes de engenharia e professores (orientadores), de 81 instituições de ensino superior, reunidos em 88 equipes. Para competir, os universitários terão de projetar e construir os próprios carros, denominados Baja SAE. Além dos protótipos, os estudantes são responsáveis pela administração da equipe e de todo a dinâmica de trabalho, o que inclui parte técnica e também a viabilidade econômica do projeto.

Como tradicionalmente, o Sudeste lidera em número de equipes, com 50 do total de 88 inscritas (25 são do Estado de São Paulo, 13 de Minas Gerais, nove do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo.

O Nordeste conta 15 equipes inscritas (quatro de Pernambuco, três para cada um dos Estados da Bahia e Rio Grande do Norte, duas da Paraíba, e uma para cada um dos Estados do Maranhão, Alagoas e Piauí).

A região Sul inscreveu 15 equipes (sete do Paraná, cinco do Rio Grande do Sul, e três de Santa Catarina), Centro-Oeste cinco (três do Mato Grosso do Sul, uma de Mato Grosso e uma do Distrito Federal), e o Norte três (duas do Pará e uma do Amazonas).

Como prêmio, as três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas da competição nacional poderão representar o Brasil na competição da SAE International, nos Estados Unidos, onde o Brasil é tetracampeão.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir projetos em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico – O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e a primeira competição norte-americana realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e no ano seguinte, 1995, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, capital paulista. Em 1996 a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002 e depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015, passando para o endereço atual – São José dos Campos – em 2016.

23ª Competição Baja SAE BRASIL
Quando: de 09 a 12 de março de 2017
Onde: av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 09 de março (quinta-feira) 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.

Dia 10 de março (sexta-feira) – 9h às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios. 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.

Dia 11 de março (sábado) – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.

Dia 12 de março (domingo) – 9h15 – Formação do grid de largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.

Equipes na 23ª Competição Baja SAE BRASIL

Total: 88 equipes inscritas • 18 Estados mais DF • 81 instituições de ensino (em 2016 foram 74 equipes inscritas • 19 Estados mais DF • 68 instituições de ensino)

REGIÕES

CENTRO-OESTE (2 Estados + DF – 5 equipes – 4 instituições)

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Carro 33 – Equipe Piratas do Cerrado – Universidade de Brasília

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Carro 62 – Equipe Bajacaré – Universidade Federal de Mato Grosso

Mato Grosso do Sul (3 equipes / 2 instituições)
Carro 25 – Equipe Baja Guaicurus – Universidade Federal da Grande Dourados

Carro 26 – Equipe BaGD – Universidade Federal da Grande Dourados

Carro 88 – Equipe Javalis Baja UCDB – Universidade Católica Dom Bosco

NORDESTE (7 Estados – 15 equipes – 14 instituições)
Alagoas (1 equipe / 1 instituição)
Carro 61 – Equipe Bode Guerreiro Baja – Faculdade Pitagoras Maceió

Bahia (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 21 – Equipe Carpoeira Baja – Universidade Federal Da Bahia

Carro 70 – Equipe Äkupã – Universidade Salvador

Carro 75 – Equipe Baajatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Carro 46 – Equipe Bumba Meu Baja – Universidade Estadual do Maranhão

Paraíba (2 equipes/ 2 instituições)
Carro 32 – Equipe UFPBaja Inebriável – Universidade Federal da Paraíba

Carro 48 – Equipe Paraybaja – Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (4 equipes/ 3 instituições)
Carro 3 – Equipe Mangue Baja 2 – Universidade Federal de Pernambuco

Carro 4 – Equipe Mangue Baja 1- Universidade Federal de Pernambuco

Carro 54 – Equipe Corisco – Universidade de Pernambuco

Carro 66 – Equipe Bajagreste – Instituto Federal de Pernambuco

Piauí (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 53 – Equipe IFPI Baja SAE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 11 – Equipe Car-kará – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Carro 15 – Equipe Cactus Baja – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Mossoró

Carro 82 – Equipe Caraubaja SAE – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Caraubas

NORTE (2 Estados – 3 equipes – 3 instituições)
Amazonas (1 equipe/ 1 instituição)
Carro 59 – Equipe Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Pará (2 equipes / 2 instituições)
Carro 63 – Equipe Baja Tucuruí – Universidade Federal do Pará
Carro 83 – Jambu Racing – Estácio de Belém

SUDESTE (4 Estados – 50 equipes – 45 instituições)
São Paulo (25 equipes/ 21 instituições)
Grande São Paulo – (15 equipes / 12 instituições)

Carro 1 – Equipe FEI Baja 02 – Centro Universitário da FEI

Carro 2 – Equipe FEI Baja 01 – Centro Universitário da FEI

Carro 6 – Equipe Poli Atlas – Escola Politécnica da USP

Carro 7 – Equipe Poli Cronos – Escola Politécnica da USP

Carro 20 – Equipe ITA Baja – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Carro 30 – Equipe Genau Baja – UFSCar Universidade Federal de São Carlos

Carro 35 – Equipe Baja UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC

Carro 37 – Equipe BAJA Mauá 1 – Instituto Mauá de Tecnologia

Carro 38 – Equipe BAJA Maua 2 – Instituto Mauá de Tecnologia

Carro 45 – Equipe Fatecnólogos – Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Carro 49 – Equipe FhoBaja – Fundação Hermínio Ometto

Carro 50 – Equipe Bajiganga – Universidade São Judas Tadeu

Carro 60 – Equipe Mack Gear – Instituto Presbiteriano Mackenzie

Carro 72 – Equipe Baja SAE Clarengex – Ação Educacional Claretiana

Carro 76 – Equipe Celeritas – Centro Universitário Salesiano de São Paulo

São Paulo / Interior – (10 equipes / 09 instituições)
Carro 17 – Equipe EESC USP 1 – Escola de Engenharia de São Carlos

Carro 18 – Equipe – EESC USP 2 – Escola de Engenharia de São Carlos

Carro 19 – Equipe – UNICAMP Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas

Carro 31 – Equipe – EEP Baja – Escola de Engenharia de Piracicaba

Carro 51 – Equipe – PAC BAJA – Universidade Estadual Paulista – Bauru

Carro 55 – Equipe -Tec Ilha Baja – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira
Carro 56 – Equipe – Piratas do Vale – Universidade Estadual Paulista – Guaratinguetá

Carro 57 – Equipe – Baja Mud Racing – Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Carro 86 – Equipe TURUNA – Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos

Carro 87 – Equipe UNIFEB – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Minas Gerais (13 equipes/ 13 instituições)
Carro 5 – Equipe Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Carro 9 – Equipe Komiketo Baja – UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei

Carro 22 – Equipe Zebu Baja – Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Carro 34 – Equipe Saci – Universidade Federal de Itajubá – Itajubá

Carro 39 – Equipe UFV Baja Pererecas – Universidade Federal de Viçosa – UFV

Carro 44 – Equipe Cefast Baja SAE – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Carro 64 – Equipe Baja-Unifeg – Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Carro 65 – Equipe Camaleão – Centro Universitário Newton Paiva

Carro 67 – Equipe Espinhaço – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Carro 68 – Equipe Rampage Baja – UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

Carro 71 – Equipe PUC-Minas Baja Racing Team – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Carro 81 – Equipe Mountain Baja – Universidade Federal de Itajubá – Itabira

Carro 85 – Equipe Cerrado de Baja SAE – Universidade Federal de Uberlândia
Rio de Janeiro (9 equipes/ 8 instituições)
Carro 23 – Equipe Mud Runner 2 – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Carro 24 – Equipe Mud Runner 1 – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Carro 27 – Equipe Minerva Baja – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carro 28 – Equipe UFF Baja – Universidade Federal Fluminense – Volta Redonda

Carro 40 – Equipe Tuffão Baja SAE – Universidade Federal Fluminense – Niterói

Carro 42 – Equipe Ali Babaja – Universidade Federal do Rio De Janeiro – Macaé

Carro 47 – Equipe Reptiles – Pontifícia Universidade Católica

Carro 52 – Equipe Caledônia Racing Baja SAE – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carro 80 – Equipe Ucam Baja – Universidade Candido Mendes
Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)
Carro 13 – Equipe Vitória Baja – Universidade Federal do Espírito Santo

Carro 36 – Equipe FAESA Baja – Faculdades Integradas Espírito – Santenses

Carro 43 – Equipe SamaBAJA – Instituto Federal do Espírito Santo
SUL (3 Estados – 15 equipes – 15 instituições)
Santa Catarina (3 equipes / 3 instituições)

Carro 8 – Equipe UDESC Velociraptor Baja SAE – Universidade do Estado de Santa Catarina

Carro 10 – Equipe UFSC Baja SAE – Universidade Federal de Santa Catarina

Carro 73 – Equipe Unibaja Univille – Universidade da Região de Joinville

Rio Grande do Sul (5 equipes / 5 instituições)
Carro 12 – Equipe Baja de Galpão – UNISC Universidade de Santa Cruz do Sul

Carro 16 – Equipe Mas Baja Tchê – Fundação Universidade De Passo Fundo

Carro 58 – Equipe Bombaja UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Carro 69 – Equipe URI BAJA – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Carro 84 – Equipe Bajagual – Universidade de Caxias do Sul – Campus Região dos Vinhedos

Paraná (7 equipes / 7 instituições)
Carro 14 – Equipe UFPR Baja SAE Universidade Federal do Paraná

Carro 29 – Equipe Imperador Baja SAE – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba

Carro 41- Equipe – ProcoBaja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio

Carro 74 – Equipe Pato BAJA – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco
Carro 77 – Equipe Londribaja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Londrina

Carro 78 – Equipe Gralha Azul – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa

Carro 79 – Equipe Baja Cataratas – Universidade Estadual Do Oeste Do Paraná – Unioeste

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