Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é festejado com ação em João Pessoa - SóEsporte
Aquáticos

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é festejado com ação em João Pessoa

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é festejado com ação em João Pessoa

A praia do Cabo Branco, em João Pessoa, foi o cenário das comemorações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado na manhã e tarde deste sábado (3), foi organizado pelo Projeto Acesso Cidadão e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Durante todo período matinal, foram realizadas atividades musicais, de dança e esportivas: canoagem, banho de mar e outras atividades físicas para estimular a prática ede esportes.

Segundo o organizador, coordenador do Projeto Acesso Cidadão, Genilson Lima, essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

“Queremos conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afete”, destacou.

De acordo com Sansão Soares, cadeirante, que participa do projeto há três anos, ações como estas trazem visibilidade para a pessoa com deficiência.

acesso_cidadao1

“Nós estamos conquistando cada vez mais espaço na sociedade, mas ainda falta conscientização. É preciso mais investimentos em transportes, mobilidade e acessibilidade, mas é verdade que temos o que comemorar, mesmo que ainda não seja o ideal”, analisa Sansão.

Parcerias – O projeto Acesso Cidadão conta ainda com a participação de alunos e professores do Iesp Faculdades, que fizeram atendimentos de orientação nutricional, odontológica e avaliação física dos participantes.

Durante o período da tarde, as ações continuam. Das 14h às 16h será realizado o ‘Natal Especial Helena Holanda’, com uma apresentação de dança com cadeirantes. Já às 17h, será realizada uma apresentação com o coral de Libras, do Iesp Faculdades.

 A data – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

FONTE: Secom/JP

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado neste sábado
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro por todo o mundo desde 1992. Neste ano, o tema da mobilização das Nações Unidas é “Alcançando 17 metas para o futuro que queremos”.

O objetivo é chamar a atenção para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.

O Brasil tem tido grandes avanços na inclusão de pessoas com deficiência, a começar pela vasta legislação vigente. Cabe destacar a Constituição Federal (1988), a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (2006) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) (2015).

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (Secadi), juntamente com a Diretoria de Políticas de Educação Especial, demais diretorias e secretarias do MEC, tem ofertado serviços voltados para o acesso, a permanência e o aprendizado do estudante com deficiência nos sistemas de ensino.

Para isso, há a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de recursos multifuncionais, escolas acessíveis, formação inicial e continuada de professores, núcleos de acessibilidade nas instituições federais de ensino superior, centros de formação para as áreas da deficiência visual, auditiva e altas habilidades, superdotação, envolvendo dois grandes centros de Referência: o Instituo Instituto Benjamin Constant (IBC), órgão para educação de cegos, e o Instituto Nacional de Surdos (Ines).

Os esforços têm sido constantes para que o sistema educacional e a sociedade tornem-se realmente inclusivos, para que todos possam ser beneficiados sem distinção, respeitando a observância dos Direitos Humanos segundo a convenção interamericana contra toda forma de discriminação e intolerância.

FONTE: Portal Brasil

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.