Notícia esportiva em primeiro lugar!

A SAGA DAS CORES E HINOS DO BOTAFOGO PARAIBANO

Criado em 1931, o nosso Botafogo se manteve AlviNegro até abril de 1937 quando a LDP (Liga Desportiva Paraibana) exigiu que o Clube jogasse o Campeonato com outra camisa para não confundir com o Palmeiras que já usava uma camisa listrada alvinegra e era mais antigo na LDP. O seu presidente então trouxe do Santa Cruz uma camisa coral, listrada em preto, branca e vermelho que foi usada pelo Botafogo até 1941, quando o Botafogo foi punido pela LDP e abandonou o futebol até 1943.
Em 1944 o Botafogo voltava, usando o tradicional uniforme AlviNegro. Normalmente jogava com calção preto e uma camisa branca com estrela preta ao peito.
Até 1974 o Botafogo tinha o uniforme igual ao do Botafogo carioca, quando o radialista Ivan Tomaz propôs, e o Conselho Deliberativo do Clube aprovou, que a estrela passasse a ser vermelha, e o escudo passou a ter as cores da Bandeira

da Paraíba, caracterizando o nosso Botafogo. Ivan Tomaz adotou a expressão o ALVINEGRO DA ESTRELA VERMELHA para o nosso Botafogo. As controvérsias começaram por aí.
Em 1976 assumiu a presidência o industrial paulista José Flavio Pinheiro Lima que, por ser Conselheiro do São Paulo, adotou um frizo vermelho na gola e nos punhos das mangas da camisa alvinegra do Botafogo e passou a adotar o termo tricolor para o nosso Botafogo. Assim, a imprensa esportiva também chamava o Botafogo de tricolor pois o Clube jogava com camisas listradas alvinegras e com gola e punhos vermelhos. Isso gerou uma reação do Conselho Deliberativo do Clube e da própria Diretoria de Zé Flavio, que não gostava da expressão TRICOLOR e, em 1978, após a saída de Zé Flavio do Botafogo, o presidente Luis Carlos Rangel Soares, em seu primeiro ato, voltou com o tradicional uniforme ALVINEGRO COM A ESTRELA VERMELHA, que é adotado até hoje por nosso Botafogo.
O primeiro Hino do Botafogo foi composto em 1977, com letra e música de Jader Pordeus, e surgiu exatamente na passagem de Zé Flavio Pinheiro Lima pelo Botafogo. A controvérsia das cores começava aí. O Hino, apesar de não ser reconhecido no Estatuto do Clube, falava que o Botafogo era tricolor, já que tinha sido composto entre 1977 e 1978, época em que o Botafogo era chamado de tricolor, pela influencia SãoPaulina do seu presidente. Só que o Hino de Jader Pordeus caia no gosto popular e isso trouxe problemas de identidade do nosso Botafogo. A música, que pode ser chamada de Hino do Botafogo, o chama de tricolor e o Estatuto do Clube define o Clube como Alvinegro da Estrela Vermelha. Por isso, novos Hinos surgiram e serão mostrados a seguir. Curta agora o Hino de autoria de Jader Pordeus, com arranjo do Quinteto Uirapuru e na voz de Eudinho…
Texto de Raimundo Nóbrega, conselheiro do Botafogo

Ouça o hino

Letras e música – Jader Pordeus

2 comments

  1. Fica provado então que a maraviloha do contorno é um camaleão.

Deixe um comentário