Arena Pantanal é um dos destaques de livro - SóEsporte
Futebol

Arena Pantanal é um dos destaques de livro

A Arena Pantanal, da GCP Arquitetos, é um dos destaques do livro “Arenas do Brasil – Arquitetura e engenharia nos estádios brasileiros para a Copa de 2014”, da Editora Mandarim, que será lançado na próxima quinta-feira (3/7) no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O objetivo da obra é reunir em uma única obra o histórico da modernização e da construção dos 12 estádios para o Mundial de 2014, desde a concepção dos projetos. São 292 páginas com as ideias, as histórias e as dificuldades por trás do desafio de erguer as 12 modernas arenas que são hoje palcos dos movimentados jogos da Copa no Brasil. O volume inclui também textos, memoriais descritivos, desenhos técnicos, dezenas de imagens, além de entrevistas com os arquitetos e engenheiros responsáveis por projetar e gerenciar as obras desses equipamentos esportivos.

O projeto da Arena Pantanal resultou em um estádio com design de qualidade e atento a requisitos de qualificação urbana, responsabilidade social e ambiental. No entorno do estádio, com mais de 300 mil m², os cuiabanos terão acesso a uma praça com área de lazer, pista de caminhada, lanchonetes e restaurante, projeto paisagístico e um espelho d’água. A questão do legado pode ser exemplificada pela flexibilidade do projeto, com a estrutura modular nas arquibancas superiores dos setores Norte e Sul podendo ser removidas e a capacidade do estádio reduzida para até 27 mil espectadores, além da diversificação do uso pós-Copa, com shows, exposições e feiras, além de esportes.

Quanto às soluções de sustentabilidade, a lista é grande, e contempla desde o reuso de água, a ventilação natural e o emprego de sistemas construtivos e materiais que possibilitaram a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional criado para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

Arenas do Brasil dedica ainda uma seção à história dos estádios desde a primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930, até os dias atuais; e outra seção às primeiras ideias para os novos estádios nas 17 cidades candidatas a sediar a Copa de 2014 no Brasil.

O livro tem o patrocínio das empresas Akzo Nobel, Arcelor Mittal, Atlas, GCP Arquitetos, Odebrecht, Otis, e apoio da GettyImages, Mendes Júnior, Minas Arena, Construcap, Egesa e HAP. Tem também apoio institucional do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

SERVIÇO

Livro Arenas do Brasil Arquitetura e engenharia brasileiras nos 12 estádios para a Copa de 2014
Lançamento: dia 3 de julho de 2014, às 19 horas
Local: Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Metrô Faria Lima / Estacionamento no local
Preço especial de lançamento: R$ 99,00
Informações: Editora Mandarim, tel. 11 3362-2585

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.