Notícia esportiva em primeiro lugar!

Autonomia, independência e qualidade de vida: conheça os benefícios da fisioterapia para a saúde do idoso

Autonomia, independência e qualidade de vida: conheça os benefícios da fisioterapia para a saúde do idoso

Além da importância na reabilitação de idosos, a fisioterapia traz uma série de benefícios aos pacientes e estimula envelhecimento ativo e saudável

Essencial para recuperar e reabilitar idosos com lesões neurológicas e ortopédicas, bem como outras afecções comuns durante o envelhecimento, a fisioterapia na saúde do idoso também traz diversos benefícios na promoção e prevenção da saúde destes. Com o aumento da parcela da população acima dos 60 anos no Brasil, o atendimento da fisioterapia se torna cada vez mais procurado e importante. Professora de gerontologia e estágio supervisionado em gerontologia do curso de Fisioterapia da Unifacisa, Isabella Dantas, explica a importância do atendimento fisioterapeutico para os idosos e os efeitos positivos na vida dos mesmos.

“O crescimento do número de idosos tem sido um fenômeno mundial e o aumento da expectativa de vida representa uma grande conquista. Porém, é necessário estimular um envelhecimento ativo e saudável. A fisioterapia tem um papel muito importante por atuar não somente na reabilitação de idosos dependentes, mas sobretudo na prevenção dos agravos e promoção de um envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, pontua Isabella.

A professora também destaca o atendimento realizado na Clínica Escola Unifacisa, que oferece o serviço com qualidade e humanização. “Disponibilizamos a fisioterapia na área de gerontologia, onde são realizadas atividades com os idosos em grupo ou individualmente, de acordo com as necessidades físicas, funcionais e sociais. Trabalhamos a cognição, coordenação motora, equilíbrio, funcionalidade e também a integração social. As ações multidisciplinares vêm trazendo excelentes resultados na reabilitação, promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos”, completa.

Além da Clínica Escola, a Unifacisa também oferece atendimento de fisioterapia para idosos no hospital Pedro I, onde o Centro Universitário é responsável pela ala geriátrica. De acordo com a professora do estágio hospitala em gerontologia do curso de Fisioterapia da Unifacisa, Emília Sampaio, os estudantes do curso têm a oportunidade de vivenciar a prática de maneira dinâmica e diferenciada, através de uma abordagem integral e humanizada dos pacientes.

“Na ala geriátrica do Pedro I realizamos o atendimento de idosos de Campina Grande e região, com diferentes tipos de patologias e incapacidades, próprias do processo de envelhecimento. Por meio de uma assistência ambulatorial e relação de cuidado com os pacientes o estágio e conseqüente formação dos discentes se firma através da qualidade do processo”, diz Emília.

Já a aposentada Maria da Guia, de 82 anos, diz que a fisioterapia na Clínica Escola da Unifacisa transformou sua vida para melhor. “Me sinto muito bem com os exercícios e também com o atendimento excelente e diferenciado dos profissionais. Melhorou muito a minha disposição e me trouxe muita qualidade de vida. A Clínica Escola Unifacisa é um lugar que me sinto acolhida e onde sou tratada com muita atenção e cuidado”, conta a idosa.

Deixe um comentário