Brasil terá 4 representantes na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito - SóEsporte
Futebol

Brasil terá 4 representantes na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito

unnamedCompetição começa na próxima quarta, 2 de abril, no Cairo; brasileiros viajam para a capital egípcia nesta segunda, 31 de março e conta com a paraibana Larissa Lellys.
Depois de alguns anos fora do calendário internacional do Pentatlo Moderno, o Egito volta com tudo ao cenário mundial da modalidade. A partir da próxima quarta-feira, 2 de abril, o país africano vai sediar a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. As disputas do torneio vão até o domingo, dia 6, no Estádio Internacional do Cairo. No torneio, o Brasil estará representado por quatro pentatletas: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Enrico Ortolani, no masculino.

A delegação brasileira viaja para o Egito nesta segunda, 31 de março. O quarteto do Brasil chegará ao país africano embalado pelo excelente resultado do país nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, no início do mês. Na capital chilena, o Brasil liderou com folga o quadro-geral de medalhas do esporte, ao conquistar cinco das nove medalhas em jogo na modalidade. Yane subiu ao pódio para receber o ouro e Priscila o bronze na disputa individual.

“A experiência no Chile foi marcante, já que foi a primeira vez que o Pentatlo Moderno fez parte de uma edição dos Jogos Sul-Americanos. Conquistar cinco das nove medalhas possíveis foi um saldo muito positivo”, destaca Yane.

Além dos Jogos Sul-Americanos, o trio feminino brasileiro que vai competir no Cairo também esteve na primeira etapa da Copa do Mundo, em fevereiro, no México. Lá, o torneio foi interrompido durante a realização da final feminina. Com a prova mexicana cancelada, agora, a etapa egípcia ganha ainda mais importância já que os pentatletas têm três ao invés de quatro qualificações (Egito, China e Hungria) para somar pontos para se garantirem na grande final da competição, no início de junho, nos Estados Unidos.

Por isso mesmo, desde o início desta semana, Larissa, Priscila e Yane estão treinando no Rio de Janeiro para um aperfeiçoamento maior para a competição. A número 1 do país e medalhista olímpica em Londres 2012 conta que sua preparação “está forte”.

“Estou treinando muito. Portanto, pretendo concluir minha preparação da melhor forma possível para chegar em condições de fazer uma boa prova”, afirma Yane, que ao lado das outras duas brasileiras já vai encarar a qualificação feminina no primeiro dia da Copa do Egito.

Paulistano é o Brasil entre os homens

Depois da qualificação feminina na quarta, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito realiza a primeira disputa entre os homens na quinta, 3. Medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro do ano passado, Enrico Ortolani será o único brasileiro no evento. Depois de fazer sua primeira viagem internacional no ano passado, o paulistano de 30 anos se diz entusiasmado para voltar a sair do país para competir.

“Estou muito animado para esta competição. Será minha primeira etapa de Copa do Mundo fora do Brasil. É uma ótima oportunidade para ganhar ritmo de competição, principalmente porque é minha primeira competição oficial do ano. Espero aprimorar minha experiência no Pentatlo Moderno e colocar em prática as evoluções dos treinos no dia a dia”, o pentatleta torce.

Além do bronze no último Brasileiro, em 2013, Enrico ficou no ótimo 6º lugar no Pan-Americano da modalidade, disputado em Santo Domingo. Agora, o pentatleta que se reveza entre o esporte e o trabalho de fiscal agropecuário do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, espera acompanhar o ritmo de crescimento dos brasileiros da modalidade. Quarto do ranking nacional, Enrico não esconde o desejo de representar o país nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá.

“Minha temporada se iniciou em dezembro do ano passado. Tive bem pouco descanso na passagem de ano. Felizmente, agora, os treinos estão consistentes e as lesões que apresentei no ano passado e retrasado não incomodaram”, Enrico conta, esperando um bom desempenho no país africano. “Minhas expectativas são de fazer tempos próximos ou até abaixo de minhas melhores marcas pessoais, principalmente no combinado. Estou dando muita atenção à esgrima, pois, se conseguir fazer uma boa pontuação, as chances de pegar final aumentam consideravelmente. Além disso, será um ótimo aquecimento para o Campeonato Brasileiro que será somente uma semana após a competição no Egito”, ele acrescenta.

Larissa, Priscila e Yane fazem parte da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive na modalidade Bolsa Pódio. O trio também integra o Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). A medalhista olímpica ainda faz parte do Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Brasileiros na Copa do Mundo do Egito:

FEMININO
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO
Enrico Ortolani

Calendário da Copa do Mundo do Egito:

2 de abril (quarta): Qualificação Feminina
3 de abril (quinta): Qualificação Masculina
4 de abril (sexta): Final Feminina
5 de abril (sábado): Final Masculina
6 de abril (domingo): Revezamento Misto

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.