Brasil vence a China de virada e pega Argentina na final - SóEsporte
FutSal

Brasil vence a China de virada e pega Argentina na final

Brasil-x-Colombia_0026A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) está na final do Mundial da modalidade, disputado em Tóquio, no Japão. Tricampeão do mundo, o Brasil venceu a China de virada (2×1) neste domingo, 23, e garantiu a vaga na grande decisão. O pivô Ricardinho foi o responsável pelos dois gols. O jogo que vale o título da competição será nesta segunda-feira, às 6h30 (horário de Brasília), contra os argentinos. Os vizinhos sul-americanos derrotaram os espanhóis na outra semifinal nos pênaltis (2×1), após 0×0 no tempo normal.

Além do Brasil, apenas a Argentina carregou a taça de campeã em um Mundial. Os hermanos ficaram com o título nas edições de 2002 e de 2006, realizadas, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Já a Seleção Brasileira tem três, conquistados em Campinas-1998, Jerez-2000 e Hereford-2010. As duas equipes se enfrentaram em três destas decisões: 1998, 2000 e 2006. O quarto encontro será nesta segunda-feira.

“Assim como todos os times que enfrentam o Brasil, a Argentina joga no contra-ataque, por uma bola. Mas estamos acostumados, já os encontramos em muitas finais e os conhecemos bem. Esperamos estar em um dia feliz de novo para conquistar esse tetracampeonato”, comentou o treinador Fábio Luiz Vasconcelos.

Desde 1998, Brasil e Argentina se enfrentaram 15 vezes em decisões de campeonatos, sendo que a Seleção saiu derrotada em apenas uma delas: no Mundial de 2006, quando os hermanos venceram por 1×0 e conquistaram o bicampeonato. Desde essa final, os jogadores brasileiros nunca mais perderam um torneio que disputaram.

Nos Jogos Paralímpicos de Pequim-2008, venceram a China e conquistaram o ouro. No Mundial de 2010, em Hereford, na Inglaterra, sagraram-se campeões ao derrotar a Espanha na decisão. Dois anos depois, nos Jogos de Londres-2012, vitória em cima da França e, novamente, o lugar mais alto do pódio. Neste período, o Brasil ainda conquistou uma série de torneios internacionais.

Atualmente, a Seleção é a maior vencedora da história da modalidade. Além dos três mundiais, o time tem três ouros paralímpicos (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012), cinco títulos de Copa América e dois ouros em Parapan-Americanos (Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011).

selecao_brasileira_-_os_convocados_com_logoO jogo
Assim como no primeiro jogo contra o Brasil, que terminou em 0×0, na primeira fase da competição, os chineses entraram na partida da semifinal pensando, primeiro, em se defenderem. Escalado ofensivamente, com os dois pivôs em campo – Ricardinho e Jefinho –, o Brasil tentava de todas as maneiras entrar na área da China. Mas, além de esbarrar nos quatro jogadores na defesa, os brasileiros ainda tinham de aguentar um goleiro inspirado.

Jogando no contra-ataque e dependendo de bolas paradas, os asiáticos aproveitaram praticamente a única chance que tiveram durante todo o primeiro tempo. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante DongDong Lin chutou rasteiro na diagonal e marcou para a China. Os brasileiros tiveram a chance de empatar e até virar ainda na primeira etapa, com um pênalti e um tiro livre. O zagueiro Cássio fez as duas cobranças, mas nenhuma entrou.

O time, então, foi para o intervalo com a desvantagem no placar. Mas a equipe soube acalmar os ânimos para buscar o empate e, depois, a vitória. Inspirado, o pivô Ricardinho marcou os dois gols da virada do Brasil no segundo período. Primeiro, em uma cobrança de falta. Depois, restando três minutos para acabar o jogo, fez linda jogada individual e deixou o segundo.

“O Brasil jogou um futebol bonito hoje e mostrou que é um time guerreiro, pois sair perdendo contra um time bom como o da China é difícil. Mas nossa equipe teve calma e soube buscar o resultado. Provamos que não é à toa que estamos, novamente, em uma final”, disse Ricardinho, artilheiro da equipe com seis gols. O gaúcho foi substituído no fim do jogo e saiu muito aplaudido pelo público.

O terremoto
Na noite de sábado,22, no Japão (manhã no Brasil), o terremoto que atingiu o país asiático foi sentido pelos jogadores da Seleção Brasileira de futebol de 5. Jefinho conta que demorou um pouco para entender o que estava acontecendo. “Na hora, fiquei paralisado sentindo o movimento do prédio, que ia para um lado e para o outro. Nunca senti coisa parecida. Assustamos um pouco”, disse.

“Foi uma coisa realmente nova. Nunca havia passado por uma situação como essa. Temos de agradecer a Deus por não ter acontecido nada de mais grave. Mas fiquei bem assustado, senti a parede do banheiro sacudindo”, relatou o zagueiro Cássio.

O Brasil no Mundial
1ª fase
Brasil 1 x 0 Turquia
Brasil 3 x 1 Colômbia
Brasil 0 x 0 China

Quartas 
Brasil 4 x 0 Alemanha

Semifinal 
Brasil 2 x 1 China

A Argentina no Mundial 
1ª fase
Argentina 1 x 0 Espanha
Argentina 2 x 1 Coreia do Sul
Argentina 0 x 0 Alemanha

Quartas 
Argentina 1 x 0 Colômbia

Semifinal 
Argentina 0 x 0 Espanha (pênaltis: Argentina 2 x 1 Espanha)

Acompanhe a participação do Brasil no Mundial de Futebol de 5 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.