Notícia esportiva em primeiro lugar!

Caiçara ganha três dos seis competições no basquete paraibano

ca 15 fUm projeto criado há pouco mais de dez anos, na cidade de Caiçara, distante 100 quilômetros de João Pessoa, tem dado os primeiros frutos no basquetebol. Para coroar este projeto, segundo Edynho Nascimento, os times femininos no sub 13 e sub 15 e masculino no sub 13 foram campeões da Paraíba. Nas três decisões os times de Caiçara superaram o Motiva.
O resultado enche de orgulho a cidade. E mais do que isso, estas conquistas representam um crescimento para o povo de Caiçara, com a elevação da autoestima de cada menina e da cada jovem, seja ou não integrante do projeto. O professor Edynho destaca a importância do seu trabalho. Ele afirma ser uma grande responsabilidade comandar estes meninos e meninas.“É uma grande responsabilidade que tenho, em tocar este projeto. Pois estamos preocupados em preparar estas crianças para a vida. O esporte é um meio viável para livrar os jovens das drogas, álcool, prostituição. Essa é nossa proposta”, afirma Edynho.c 13 masTodo este movimento surgiu no ano de 2005, quando o senhor Manuel Ricardo teve a ideia de implantar este projeto, formando as primeiras turmas para a prática do basquetebol. Edynho, que foi aluno de Manuel Ricardo, fala com entusiasmo exaltando a importância do seu ex-treinador neste projeto que hoje é uma realidade.“Credito este trabalho ao senhor Manuel Ricardo. Foi ele quem semeou o basquetebol aqui, em nossa cidade. Fui aluno dele, e depois tive a surpresa de ser indicado para assumir este projeto”, revelou Edynho, que comanda as atividades há três anos.

O professor Manuel Ricardo ficou de 2005 até 2012 no comando das atividades. Depois confiou a batuta ao seu ex-aluno, Edynho Nascimento. Nestes três anos, Edynho tem conseguido aumentar o número de participantes em quase cem por cento.

“Quando assumi, o projeto contava com cerca de 70 jovens, entre meninos e meninas e hoje este número passa de 130 integrantes”, sentencia Edynho Nascimento.

A prática esportiva ganhou força

Os grandes especialistas têm falado da importância da pratica esportiva, especialmente, para crianças  e adolescentes, sobretudo entre as classes mais desprovidas financeiramente. E este projeto cai bem para a cidade de Caiçara, localizada no Curimataú. Segundo Edynho Nascimento, uma cidade com pouco mais de oito mil habitantes, tem um trabalho tão importante, colocando grandes cidades do Estado e do Brasil para traz, no quesito: criatividade através do esporte.

Edynho Nascimento destaca o ditado popular: “quem quer faz. Isso encaixa neste nosso projeto. Temos muitas dificuldades, por ser tocado em uma cidade do interior. A situação financeira dos nossos alunos é delicada. Não temos adversários, para enfrentar por aqui, sendo preciso deslocamento para Campina Grande e João Pessoa”.

O time feminino sub 13 do Caiçara venceu o Motiva duas vezes, fazendo 35 a 13, em João Pessoa e ganhando por 35 a 22, em Caiçara. Enquanto que, os meninos do sub 13 venceram na partida de ida por 48 a 31, em Caiçara e voltam a vencer em João Pessoa por 45 a 24. Já, as meninas do sub 15 do Caiçara veneram por 31 a 27, na partida de ida, como mandante e estabeleceram o placar de 42 a 26, no segundo jogo, em João Pessoa.

Campeões de todas as categorias

Encerrada a programação do primeiro semestre da Federação paraibana de basquetebol foram conhecidos seis times campeões nas categorias sub 1, sub 15 e 19 nos naipes feminino e masculino. Maior destaque foi o Caiçara que conquistou três títulos.

Sub 13 feminino

1º Caiçara Tigres

2º Motiva João Pessoa

Cestinhas

Andreyna Bernardo De Lima, Caiçara Tigres 25 pontos

Anna Beatriz de Souza Ayres, Motiva JP 19 pontos

sub 13 masculino

1º Caiçara Tigres

2º Motiva Ambiental João Pessoa

3º Colibri Athenas

Cestinhas

Vagner Da Silva Barbos, Caiçara Tigres 184

Pedro Yago Da Silva Andrade, Colibri Athenas  89 pontos

Alexandre Gondim Guedes Pereira, Motiva Ambiental 79 pontos

Sub 15 feminino

1º Caiçara

2º Motiva João Pessoa

3º Motiva Campina Grande

Cestinhas

Leticia de Oliveira Barreto, Motiva João Pessoa, 181 pontos

Laryssa Freire Bezerra, Motiva João Pessoa, 59 pontos

Brenda Suêniaflôr Barboza, Caiçara Tigres 80 pontos

sub 15 masculino

1º ANSEF/Corpore

2º Corujinha/ABPB

3º Motiva Ambiental João Pessoa

Cestinhas

Lucas Rocha Cardoso, Corujinha/ABPB, 129 pontos

Felipe Leonardo Seixas Castro, Corujinha/ABPB,  81 pontos

Allan Andrade Souza, Corujinha/ABPB, 74 pontos

sub 19 feminino

1º Motiva João Pessoa

2º JASFA

Cestinhas

Elce Correia Cabral da Silva Motiva, João Pessoa,  17 pontos

Maria Eduarda Dantas Nóbrega Guerra, Motiva, João Pessoa pontos 16

Leticia De Oliveira Barreto, Motiva João Pessoa, 14 pontos

Sub 19 masculino

1º Motiva

2º ANSEF/Corpore/Interactivo

3º ABPB/Basquete Paraíba

Cestinhas

Ramon José Saraiva Gonçalves, ANSEF/Corpore/Interactivo, 125 pontos

Aleudysson Vasconcelos Urtiga, Motiva João Pessoa, 90 pontos

Maylton Bezerra Gomes, Motiva João Pessoa, 81 pontos

Gabriel Miranda Brito De Lucena, Motiva João Pessoa ,79 pontos

Deixe um comentário