Notícia esportiva em primeiro lugar!

Campina Grande entra para história do basquete brasileiro

Hoje é o dia, que a Paraíba entra para a história do basquete profissional brasileiro, através da Unifacisa de Campina Grande, estreando no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, o NBB (Novo Basquete Brasileiro), competição que reúne os principais clubes do País. Unifacisa, campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante da Paraíba na história na elite do basquete brasileiro, entra na Arena Unifacisa, às 16h, para encarar o Rio Claro-SP. A expectativa é de casa lotada.

Mais clubes, mais mídia e mais representatividade. É assim que o Novo Basquete Cearense (NBB) chega para sua 12ª edição. A nova temporada do principal campeonato da modalidade no País começa neste sábado, 12, trazendo algumas novidades ao torcedor. A primeira é quanto ao número de participantes, que passou de 14 para 16. São quatro estreantes na competição.

A largada da edição 2019/2020 será dada com o Flamengo, atual campeão e que busca o 7º título de NBB, que encara o Minas, em jogo marcado para o sábado, as 12h50min, na Arena Minas, em Belo Horizonte. A 12ª edição do NBB também entrará para a história como a edição mais midiática de todas. Isso porque, pela primeira vez desde que o campeonato começou a ser disputado, em 2008, todos os jogos da competição terão transmissão ao vivo, seja pela TV ou pela internet, através de plataformas de streaming.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa do NBB 12 segue o mesmo modelo das últimas temporadas. Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em dois turnos (jogos de ida e volta), realizando um total de 30 partidas. Avançam para a 2ª fase (os playoffs) os 12 primeiros colocados. No mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três partidas, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha.

A partir da fase de quartas de final, as séries de playoffs contarão com o formato melhor de cinco partidas, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

A exemplo do que ocorreu na última temporada, o NBB 12 também contará com o torneio Super 8, a disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB. O campeão dessa disputa, que ocorrerá no mês de janeiro, garante uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Além da Unifacisa de Campina Grande, a competição conta com: Basquete Cearense (CE), Bauru (SP), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Franca (SP), Minas (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Paulistano (SP), Pato Basquete (PR), Pinheiros (SP), Rio Claro Basquete (SP), São José (SP), São Paulo FC (SP), e Brasília (DF).

O Basquete Unifacisa foi o grande campeão da Liga Ouro 2019. Em jogos bastante disputados, o time da Paraíba venceu o Jogo 5 das Finais contra o São Paulo FC, em pleno Ginásio do Morumbi, por 80 a 78, e conquistou o inédito título da Divisão de Acesso ao NBB. O Basquete Unifacisa nasceu em 2012, inspirado nos grandes clubes da NBA, mais precisamente no Boston Celtics. O time é hexacampeão estadual, bicampeão do Nordeste, bicampeão do JUB’s, campeão da Supercopa Brasil de Basquete e campeão da Liga Paraibana.

Deixe um comentário