Notícia esportiva em primeiro lugar!

CBDV divulga calendário 2018 com expectativa por vaga nos Jogos de Tóquio

 Próximo ano é um dos mais importantes do ciclo com as disputas dos campeonatos mundiais; programação conta com algumas novidades

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais divulgou nesta quarta-feira, 13, através do departamento técnico e eventos, o calendário esportivo 2018 que contempla três modalidades paralímpicas: futebol de 5, goalball e judô paralímpico; e duas não paralímpicas: futebol B2/B3 e powerlifting.
O próximo ano é um dos mais importantes do ciclo. Isso porque o Brasil terá como principais desafios as disputas dos campeonatos mundiais, que além do título, valem vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O primeiro deles será o de goalball em Malmö, Suécia, de 3 a 9 de junho. Quase que em paralelo, o futebol de 5 será realizado em Madri, Espanha, de 5 a 18 de junho. Já o judô paralímpico acontecerá cinco meses depois, de 16 a 18 de novembro, em Lisboa, Portugal.
A preparação brasileira para os mundiais passa por disputas de eventos testes. O judô paralímpico, inclusive, abre o ano esportivo com a disputa do German Open, na cidade de Heidelberg, na Alemanha, de 7 a 13 de fevereiro, e o Campeonato das Américas IBSA, em Calgary, Canadá, de 19 a 21 de maio. As seleções de goalball terão uma prévia do que vão encontrar no mundial na Malmö Intercup, na cidade sede da Copa, de 29 de março a 1º de abril. Já a comissão técnica de futebol de 5 poderá observar novos talentos no Campeonato Mundial Sub-23, em Buenos Aires, Argentina, de 7 a 16 de abril.
Além das competições preparatórias, as seleções terão ainda as fases de treinamento, todas confirmadas para o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo serão realizadas sete etapas de treinamento para o futebol de 5 e as duas seleções de goalball e nove para os judocas brasileiros, o que totaliza 30 fases.
Os eventos nacionais e regionais também são destaques no calendário 2018. Serão cinco regionais de goalball: Centro-Norte, Nordeste, Sudeste I, Sudeste II e Sul; e três de futebol de 5: Centro-Norte, Nordeste e Sul/Sudeste. Os eventos são classificatórios para os brasileiros de goalball e Série B de futebol de 5.
As novidades ficaram para as competições nacionais. Em 2018, a Série B de goalball e a Super Copa do Brasil de futebol de 5 entram na programação ao lado das Séries A e B de futebol de 5, da Série A de goalball e das duas etapas Grand Prix Infraero de Judô Paralímpico, Internacional e Final.
“A partir da nossa eleição um grande passo que a CBDV deu foi se transferir pra São Paulo para estar mais perto do Centro de Treinamento Paralímpico e buscar mais condição administrativa para cumprir com o nosso calendário. Em 2018 vamos cumprir com o que nós prometemos como proposta de eleição, vamos realizar a Super Copa de Futebol de 5 e a Copa Loterias Caixa de Goalball – Série B, já estão em nosso calendário. Além das novidades, vamos participar dos campeonatos mundiais nas três modalidades, e temos grande expectativa de classificar nossas seleções para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com antecedência. Essa é a nossa maior proposta para 2018, classificar as nossas seleções para a Paralimpíada”, disse o presidente da CBDV, José Antônio Freire.
Eventos não paralímpicos e Master confirmados
Com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, a CBDV garantiu a realização da Copa Brasil de Powerlifting, da Copa Brasil de Futebol B2/B3 e da II Copa Master de Futebol de 5 – Nilson Silva. Os eventos estão confirmados para serem realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, entre outubro e novembro.

Deixe um comentário