COB e CBV selecionam atletas para a 1ª Seleção Brasileira escolar de vôlei de praia - SóEsporte
Especiais

COB e CBV selecionam atletas para a 1ª Seleção Brasileira escolar de vôlei de praia

Medalhistas nas Olimpíadas Escolares e outros 12 atletas são convocados para treinar no CT de Saquarema

COB e CBV selecionam atletas para a 1ª Seleção Brasileira escolar de vôlei de praiaCrédito: Fernando Soutello/AGIF/COB

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciaram na noite desta quarta-feira, dia 28, os 24 atletas selecionados para um período de uma semana de aperfeiçoamento, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), no início de 2013. Foram escolhidos 12 atletas de cada gênero, os seis medalhistas no torneio de vôlei de praia das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 e outros 12 atletas indicados pela CBV. A convocação dos atletas teve o aval da campeã olímpica Jacqueline Silva e de Marcos Albuquerque, técnicos das divisões de base do vôlei de praia na CBV, que vieram a Cuiabá para observar os atletas.

“É um imenso orgulho para o COB e a CBV anunciarem a primeira seleção brasileira escolar de vôlei de praia. Esperamos com isso contribuir para o desenvolvimento da modalidade e para a formação destes promissores atletas. Certamente, estes jovens terão uma experiência diferenciada em Saquarema, em um local que é considerado a fábrica de talentos do nosso voleibol. Esperamos que este intercâmbio renda muitos frutos para o esporte nacional”, comentou Edgar Hubner, gerente geral de juventude e infraestrutura do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012.

As atletas escolhidas no feminino foram: Paula Hoffmann e Luisa Domingues, do CEL (RJ); Aline Oliveira e Larissa Rocha, do Expansivo Colégio e Curso (RN); Ana Maria Anacleto e Ana Luiza Mohr, da Escola de Educação Básica Santos Dumont (SC); Tainá Bigi, do Colégio Amadeus (SE); Mikaele Moreira, do Instituto Presbiteriano (TO); Eloisa Sales, do Colégio Fatima (DF); Jaqueline Alves e Letícia Corrêa, da Escola Estadual Alfredo Cardoso (SP); e Mariana Chrisostomo, do Colégio Christus B.S. (CE).

“Essa é uma oportunidade única, que pode abrir muitas portas. A gente sempre treinou muito para chegar aqui. Estou tremendo até agora. Foi uma emoção muito grande, ainda mais pra mim que fui a última a ser escolhida”, disse a paulista Letícia Corrêa. A dupla de São Paulo não subiu no pódio, mas fez bela apresentação no torneio, sendo eliminado nas quartas de final pela equipe catarinense por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/18.

“Eu nem pensava em chegar to longe na competição. Fui medalha de prata e ainda vou disputar o Campeonato Sul-americano Escolar do ano que vem. Nem sei como explicar o tamanho da minha felicidade”, disse a potiguar Larissa Rocha.

Entre os homens, foram convocados Matheus Domingos e Antonio Almada, do CEL (RJ); Arthur Lanci e Julio Lima, do Colégio Nobel (PR); Nason Duarte e Raul Andrade, do Centro Educacional Atlântico (SE); Francisco Ferreira e Jefferson Coimbra, da Escola de Educação Fundamental e Médio Barbara de Alencar (CE); Claudio Balbino da Silva Junior, da Escola Estadual Maria Emilia Mestrinho (AM); Everson Santos, do Colégio Professor Filomena Quitiba (ES); Ariclenes Costa, da Escola Estadual 19 de Julho (MT); e Otávio Ferreira, da Escola Estadual JBR (MS).

O amazonense Claudio Balbino, de 17 anos, era o retrato da felicidade. “Moro em Antazes, uma cidadezinha de menos de 30 mil habitantes, uma cidade muito pequena, e nunca fui campeão em nada. Aqui, ganhamos de um país, a Grã-Bretanha, e agora sou selecionado para treinar em Saquarema. Esse é o maior presente que recebi depois do nascimento do um filho”, disse o jovem, ainda com o olhar marejado e um enorme sorriso no rosto.

Na última etapa nacional, para jovens entre 12 e 14 anos, em Poços de Caldas, em outubro, o COB e a CBV selecionaram 18 meninos e 18 meninas, para formar a primeira seleção escolar do esporte nacional. Entre os 36 atletas, foram convocados atletas de 15 estados, que se reunirão de 10 a 16 de dezembro, para uma semana treinando no Centro de Treinamento de Saquarema. Os treinamentos serão registrados em vídeos e os técnicos terão a obrigação de multiplicar os ensinamentos em seus estados.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.