Congresso apresenta evidências da medicina regenerativa em atletas - SóEsporte
Especiais

Congresso apresenta evidências da medicina regenerativa em atletas

Uso de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e de células-tronco é tema de palestra no sábado no Congresso da Sobramid

A utilização de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e células-tronco na recuperação de atletas, amadores ou de alto rendimento, e por idosos, é parte das apresentações do próximo sábado (8 de agosto) no 3.º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), que começa amanhã (6 de agosto), em Campinas (SP). O evento é considerado um dos principais da Medicina da Dor no mundo.

O médico Renato Bevilacqua de Castro, especialista em ortopedia e traumatologia e membro de sociedades com foco em joelho, ombro e cotovelo; artroscopia e trauma desportivo; é quem apresentará o módulo “Evidências Científicas da Medicina Regenerativa em Dor”, a partir das 11 horas.

“Este tratamento (o uso de Plasma Rico em Plaquetas, conhecido como PRP) é pouco aproveitado no Brasil, e muito aproveitado na Europa e Estados Unidos. Por aqui, embora as evidências científicas sejam fartas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ainda considera o PRP experimental”, explica o médico, que reforçará a expectativa e necessidade de aprovação do método pelo próprio CFM e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A aplicação de PRP tem sido buscada por atletas amadores que não conseguem a recuperação plena de suas lesões. No esporte profissional, o método é visto com ressalvas pela Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês). A entidade reconhece o efeito terapêutico, e proíbe casos de tratamento com fins de crescimento. Há relatos de atletas, principalmente nos Estados Unidos, que utilizaram o PRP e conseguiram voltar a atuar sem dores, como o tenista Rafael Nadal e o golfista Tiger Woods.

Pré-Congresso
Nesta quarta-feira (5 de agosto) acontece um Pré-Congresso no Singular – Centro de Controle da Dor, também em Campinas, no qual os especialistas realizam procedimentos em pacientes que não têm condições de pagar pelos tratamentos mais adequados às suas patologias.

Confira a programação completa do evento: http://www.sobramid.org/#!3-congresso-/c6on

Serviço:
3º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.