Notícia esportiva em primeiro lugar!

Copa do Nordeste ainda espera a definição dos últimos dois clubes

A Copa do Nordeste ainda espera a definição dos últimos dois clubes para conhecer todos os 16 participantes da fase de grupos. Mas uma coisa é certa: a maioria dos integrantes será da Série C do Campeonato Brasileiro. Segundo levantamento do Sr. Goool, seis clubes que jogarão o Regional estão no terceiro escalão nacional. ABC e Santa Cruz, por exemplo, foram rebaixados na Série B, enquanto o Globo obteve o acesso na Série D. Já Botafogo, Confiança e Salgueiro não saíram do lugar.

A Série C, aliás, poderá ganhar mais um representante. O Náutico está na Preliminar e poderá entrar na fase de grupos se passar pelo Itabaiana. Os jogos acontecerão em janeiro. Enquanto isso, a Série D poderá engrossar a lista com mais dois integrantes. Só Altos e Ferroviário estão garantidos no momento. Um, na verdade, já é certo. Se o Itabaiana não ter certeza da vaga, a última divisão nacional já conta com Treze ou Cordino. Paraibanos e maranhenses medirão força no outro confronto da Preliminar.

A Série A, por sua vez, poderia ter quatro clubes na principal fase da Copa do Nordeste, mas o Sport desistiu de participar. Assim, a elite do Brasileirão será representada por Bahia, Ceará e Vitória. Todos esses clubes já deram a volta olímpica no torneio regional. Pelos lados da Série B também serão três clubes. Os rivais alagoanos CRB e CSA, além do maranhense Sampaio Corrêa.

Campeões!
Entre os sete campeões da Copa do Nordeste, três estarão ausentes. O América de Natal, que faturou o título em 1998, o Campinense, campeão em 2013, e o Sport, vencedor de 1994, 2000 e 2014. O Leão da Ilha, aliás, tinha vaga garantida por causa do título pernambucano, mas desistiu do torneio. Assim, o Santa Cruz passou para a fase de grupos e o Náutico ficou com a vaga na Preliminar.O Sport, aliás, é o segundo maior vencedor do torneio com três conquistas, mesmo número do atual campeão Bahia. O recordista de títulos segue sendo o Vitória com quatro voltas olímpicas. Já Santa Cruz e Ceará festejaram uma vez cada com seus torcedores.

Regulamento:
A Copa do Nordeste 2018 voltará a ter 16 clubes e ainda contará com a novidade da fase Preliminar. Nesta primeira etapa, oito clubes brigarão pelas últimas quatro vagas.

Os 16 clubes – nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar – serão divididos em quatro grupos de quatro clubes cada na Primeira Fase. Os dois melhores colocados de cada grupo, após jogos de ida e volta, avançarão para as quartas de final.

No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis.

O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Confira os clubes garantidos na fase de grupos a Copa do Nordeste separados por divisão:

Série A – Bahia, Ceará e Vitória;

Série B – CRB, CSA e Sampaio Corrêa;

Série C – ABC, Botafogo, Confiança, Globo, Salgueiro e Santa Cruz;

Série D – Altos e Ferroviário.

Deixe um comentário