Debaixo de pancadas de chuva, Christian Fittipaldi vence e conquista o penta das 500 Milhas de Kart - SóEsporte
Automobilismo

Debaixo de pancadas de chuva, Christian Fittipaldi vence e conquista o penta das 500 Milhas de Kart

Uma estratégia perfeita levou a equipe de Christian Fittipaldi ao título da 18ª edição das 500 Milhas de Kart na noite deste sábado (13), em Penha, na pista do Beto Carrero. E o experiente piloto de 43 anos conquistou o quinto título dele na corrida de longa duração.

O time comandado pelo ex-piloto de F-1, F-Indy e Nascar venceu a mais tradicional prova da modalidade no país com 631 voltas, duas de vantagem sobre o time da Hanier, formado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, André Nicastro e Rafael Suzuki. A equipe Chevrolet Serviços Financeiros, de Bia Figueiredo, com 622 voltas, terminou em terceiro.

“Toda a equipe está de parabéns, são 12 horas de prova e muitas variáveis. Papai do céu resolveu mandar chuva duas vezes e complicou um pouco mais a prova. Quero destacar a sincronia fantástica da equipe desde os primeiros dias de treino. A vitória foi a consagração do trabalho”, avaliou Christian logo após receber o seu quinto troféu das 500 Milhas de Kart.

Sol forte, vento, chuvarada, chuva fina. As mais diversas condições meteorológicas de clima e tempo foram ingredientes a mais durante as 11 horas e 45 minutos das 500 Milhas de Kart. E exigiram muito dos estrategistas das equipes para montar o quebra-cabeça que incluiu paradas nos boxes obrigatórias, trocas de pneus e muita agilidade dos mecânicos. A equipe Fittipaldi Voxx, com os karts número 1 e número 2, manteve a liderança da prova durante quase toda a corrida.

Choveu muito forte em dois momentos da corrida, que turbinaram a disputa pelo título. A primeira delas, com 7h33min de prova e 429 voltas do líder, o carro número 2 do time comandado por Christian Fittipaldi, obrigou grande parte das equipes a mudar para os pneus de chuva. Com 9h16min de prova voltou a chover, e muito forte. O kart número 2 da Fittipaldi Voxx manteve a liderança e seguia na pista. Havia completado 514 voltas.

E foi assim até o final da prova, com 631 voltas, a equipe de Christian na ponta, à frente do time liderado por Rubens Barrichello em segundo lugar. A Chevrolet Serviços Financeiros finalizou em terceiro, com a Spirit Sports em quarto e a Bifarma-Car Racing em quinto lugar.

Resultado

1º Fittipaldi Voxx – 11h45min45s (Christian Fittipaldi, Danilo Dariani, Vitor Meira, Pedro Piquet, Adibe Marques e Felipe França)
2º Hanier – a 2 voltas (Rubens Barrichello, Tony Kanaan, André Nicastro, Rafael Suzuki e Felipe Giaffone)
3ºChevrolet Serviços Financeiros – a 9 voltas (Bia Figueiredo, Marcos Breda, Allam Khodair, Galid Osman, Felipe Lapena, Caio Castro, Rafael Cardoso, Paulo Nigro e Alan Syntes)
4º Spirit Sports – 9 voltas (Adriano Pizzonia, Marco Cozzi, João Pretto, Nelson Rangel e Matheus Iorio)
5º Bifarma/Car Racing – 10 voltas (Leandro Reis, Matheus Coletta, Keka Teixeira, Peterson Nakamura, Murilo Coletta, Marcel Coletta e Rafael Reis
6º Fittipaldi Voxx – 10 voltas (Christian Fittipaldi, Danilo Dariani, Vitor Meira, Pedro Piquet, Adibe Marques e Felipe França)
7º Chevrolet Serviços Financeiros – 11 voltas (Bia Figueiredo, Marcos Breda, Allam Khodair, Galid Osman, Felipe Lapena, Caio Castro, Rafael Cardoso, Paulo Nigro e Alan Syntes)
8º Locres Sports – 12 voltas (Beto Monteiro, Gustavo Yacaman, Nicolas Costa, Carlos Crespo, Sandro Soares e Renato Lopes)
9º Pinheiro Competições/Techspeed – 12 voltas (Roberto Wuthstrack, Diego Fernandes, Thiago Bittencourt, Ricardo Pinheiro e Gustavo Pinheiro)
10º Hanier – 15 voltas (Felipe Giaffone, Caio Collet, Carlinhos Barrichello, Adriano Amaral, Beto Cavaleiro, James Jakes, Rafael Martins e Will Stevens)

Ralliart Brasil 

A Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil encerrou a temporada 2014 de ralis cross-country com chave de ouro. No Rally dos Amigos, realizado este sábado em Avaré, interior de São Paulo, os carros preparados pela equipe ficaram à frente. “Foi uma prova com muita chuva e muita lama. Fechamos o ano com resultados muito bons, fruto da excelente performance dos carros e das duplas”, celebra Guilherme Spinelli, diretor da divisão de alta performance da Mitsubishi Motors. “Fico muito satisfeito em ver todos os nossos carros entre os oito primeiros.”

Com uma L200 Triton SR, João Franciosi e Rafael Capoani venceram a geral e a categoria Protótipos T1. “Estava muito bom com piso molhado. Nós gostamos de correr assim”, conta o navegador. “Foi um ano importante, tivemos um excelente aproveitamento e estamos bem entrosados como dupla e equipe.” Também de L200 Triton SR, Romeu Franciosi e Rogério Almeida ficaram em 3º lugar na geral.
Já na categoria Super Production, a vitória foi de João Pedro Franciosi e Breno Rezende, com uma L200 Triton ERS. O estreante piloto Tomas Luza, ao lado do navegador André Lucas Munhoz, ficou em 7º na geral.

Na categoria Pró-Brasil pela primeira vez, com uma L200 Triton SR, Glauber Fontoura e Minae Miyauti – que antes corriam de ERS – ficaram com a segunda colocação. “Foi um dia especial. Garantimos o primeiro lugar na categoria Super Production pelo campeonato Sertões Series”, explica Minae. Eles venceram também o Campeonato Brasileiro de rali cross-country invictos. “Que ano maravilhoso! Repleto de histórias incríveis, de vitórias, choros, amigos e risadas”, celebra a navegadora, que venceu também a categoria no Rally dos Sertões 2014.

Guiga Spinelli e Youssef Haddad, com o ASX Racing, da Equipe Mitsubishi Petrobras, resolveram não largar por conta das condições climáticas. “Nossa intenção ao correr o Amigos, como convidados, era nos preparar para o Dakar. Mas o piso estava muito escorregadio e seria muito diferente do que encontraremos. Não nos acrescentaria como treino”, explica Spinelli. O Rally Dakar começa dia 3 de janeiro, em Buenos Aires (Argentina).

Sistema sit&drive
As duplas de pilotos e navegadores correm no sistema de locação sit&drive: a Equipe Ralliart Brasil é responsável pela preparação, logística e manutenção dos veículos antes, durante e depois das provas. Aos competidores, resta estudar a planilha, sentar e acelerar.

Rally dos Amigos – resultados
1º lugar – #304 João Franciosi/Rafael Capoani – Categoria Protótipos – L200 Triton SR
3º lugar – #306 Romeu Franciosi/Rogério Almeida – Categoria Protótipos – L200 Triton SR
5º lugar – #349 João Pedro Franciosi/Breno Rezende – Categoria Super Production – L200 Triton ERS
7º lugar – #321 Tomas Luza/André Lucas Munhoz – Categoria Super Production – L200 Triton ERS
8º lugar – #311 Glauber Fontoura e Minae Miyauti – Categoria Pró-Brasil – L200 Triton SR

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.