Dia do goleiro, esse herói do futebol - SóEsporte
Futebol

Dia do goleiro, esse herói do futebol

goleirosHoje comemora-se o dia do goleiro, aquele jogador que tem por função defender o gol e é o único que pode tocar a bola com a mão em sua grande área. Também pode ser chamado de arqueiro, guarda-meta, guarda-rede, guarda-redes, guarda-vala, guarda valas, guardião, golquíper, quíper, vigia.
Conta-se que o primeiro goleiro a usar luvas foi o argentino Carrizo, que jogou na década de 40. O mais premiado, por sua vez, foi Lev Yashin – ele ganhou a bola de ouro de melhor jogador da Europa em 1963, foi considerado o melhor goleiro das copas de 58, 62 e 66 e das olimpíadas de 56, 60 e 64.
Essa posição no jogo é protegida por regras específicas: enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos esportes, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.
Em geral, tem um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores – e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes faltem outras qualidades.
Seu uniforme inclui camisa (com cores e formatos diferente do restante da equipe), que pode ter mangas curtas ou compridas, calção ou calça, luvas, meias, chuteiras, joelheiras (opcional, geralmente usado por goleiros de futebol de salão), cotoveleiras (opcional, geralmente usado por goleiros de futebol de salão).
O Dia do Goleiro é comemorado em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o goleiro Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937. Ele é ainda hoje considerado um dos melhores goleiros da história. A data foi oficializada em 1976.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.