Diminuição de expectativas, planejamento e exercícios para diminuir ansiedade - SóEsporte
Atletismo

Diminuição de expectativas, planejamento e exercícios para diminuir ansiedade

Crise econômica, supermercado lotado, cobrança no trabalho antes das férias coletivas são algumas das causas do stress do período. No mês de dezembro os níveis de tensão são bem mais altos do que no resto do ano, por conta também das pressões sociais e financeiras.

Levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que o stress atinge cerca de 90% da população mundial. Outra pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) destaca que quase metade dos pacientes internados em UTI por doenças de fígado, coração e estômago, pós- festas consideram o Natal, gerador dos problemas.

Membro da ABS (Associação Brasileira de Stress), a Dr. Mônica Cereser afirma que esses excessos se refletem em sintomas físicos e comportamentais, como dores no corpo e de cabeça, insônia, gastrite, aumento da pressão arterial, além da ansiedade, depressão e solidão.

“O fator crise trouxe um novo elemento para o stress no fim de ano que é a necessidade de comprar presentes e a falta de dinheiro. As expectativas em atender a demanda de compromissos das festas, como as compras obrigatórias, tornam o que deveria ser prazeroso uma tarefa árdua”, afirma a psiquiatra.

Para evitar a tensão extra neste período, Dr. Mônica Cereser sugere também exercícios físicos e de relaxamento para administrar a ansiedade, bem como planejamento. “O ideal é diminuir as expectativas com si mesmo, mas a prática de exercícios, meditação, alimentação balanceada e organização, ajudam muito”, conta a especialista.

Um bom planejamento pode ser mais positivo do que ações pontuais. Delegar tarefas para outros membros da família para evitar a sobrecarga, preparar o que for possível, bem antes do último mês do ano, criar uma lista de tarefas são algumas estratégias. “É importante adquirir o hábito de se organizar o ano inteiro para atingir suas metas”, aconselha Dr. Mônica.

O balanço de fim de ano é outra questão que vem à tona no período. É nessa época que as pessoas avaliam o que conquistaram e, frequentemente, dão mais destaque ao que não realizaram. As perdas como morte e separação também colaboram para o stress natalino. A ausência do ente querido pode ter acontecido antes das festas, mas a frustração da mudança é mais sentida nessa fase.

Sobre a profissional

Especialista em psiquiatria para crianças, adolescentes e adultos há 22 anos, Dra. Mônica Cereser é formada em medicina pela PUC–Sorocaba e especializou-se em psiquiatria na Santa Casa de São Paulo e no Hospital das Clínicas da USP.

A profissional participou do capítulo “Transtornos Alimentares em adolescentes”, no livro “Adolescência: prevenção e Risco”, da Dra. Maria Ignês Saito e do capítulo “Psicoterapia para adolescentes” no livro “Adolescência Normal e Patológica” em parceria com Prof. Dr. Francisco Assumpção Jr.

Atualmente é membro da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), da ABS (Associação Brasileira de Stress) e da FBTC (Federação Brasileira de Terapia Cognitiva). Outra abordagem da profissional é a consultoria para empresas, com propostas de estabelecimento de programas de saúde.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.