Dupla dinâmica do Morro do Pavão-Pavãozinho (RJ) vai em busca do inédito título mundial - SóEsporte
Surf

Dupla dinâmica do Morro do Pavão-Pavãozinho (RJ) vai em busca do inédito título mundial

Eles moram na mesma comunidade do Pavão-Pavãozinho, aprenderam a surfar juntos e são amigos inseparáveis. Matheus Bastos (17 anos) e Socrates Santana (16) são hoje as duas maiores revelações do bodyboard Brasileiro. Com 10 anos de idades, ambos começaram a surfar de brincadeira na praia de Copacabana. Incentivados por amigos que emprestavam suas pranchas e sobre uma forte influência de ídolos como Francirley Ferreira e Guilherme Tâmega eles logo se apaixonaram pelo bodyboard.

A partir dessa terça-feira, 28, a dupla de bodyboarders Matheus Bastos e Socrates Santana disputa em Antofagasta, no Chile, a segunda etapa do Circuito Mundial Pro Junior. Após um excelente início de temporada – Matheus foi vice e Socrates 3º colocado no Mundial de Itacoatiara- os dois voam para o frio chileno em busca do tão sonhado título mundial. Porém, antes de se tornarem duas das maiores esperanças da categoria no Brasil, a dupla batalhou bastante.

O início nas competições foi aos 12 anos par ambos. A falta de competidores na mesma faixa etária fez com que eles competissem contra garotos de 14 a 16 anos idade. Ambos não fizeram feio. Mesmo com pouca idade eles acumulam títulos expressivos. Sócrates faturou o bicampeonato Carioca Sub-14, Circuito UBCS, niteroiense, bicampeonato brasileiro Sub-16 anos e é o atual medalhista de bronze dos jogos ISA Games até 18 anos.

Matheus é o atual campeão Niteroiense Sub 16 e vice-campeão Pro Junior (até 18 anos) da etapa Brasileira do circuito mundial.

Os dois vêm de uma escola muito tradicional de bodyboard, a do Posto 5 de Copacabana. A tradição do bodyboard em Copacabana começou com Guilherme Tâmega e depois passou por Pablo Rodrigo, Hermano Castro e Francirley Ferreira. Os meninos têm em Francirley um espelho de atleta, conselheiro e amigo. Francirley, também criado no morro, é a maior referência para eles. “Fico muito orgulhoso em ver que a escola de talentos vindo do pavão-pavãozinho continua. É muito gratificante em ver uma geração tão talentosa com tão pouca idade”, comenta Francirley.

Guilherme Tâmega, hexacampeão mundial, recentemente anunciou sua aposentadoria, mas não do esporte. Ele fez a transição de atleta a empresário e está 100% focado em sua marca de pranchas a GT Boards. Guilherme, sempre atento aos novos talentos, logo garantiu de chamar para sua equipe a dupla dinâmica de Copacabana. “Eu nunca poderia de deixar de apoiar os mais novos talentos do bodyboard Brasileiro ainda mais vindo de onde eu comecei, o Posto 5 de Copacabana”, revela.

A ida deles para o Chile não está sendo fácil. Matheus ganhou no Espirito Santo um campeonato amador que o prêmio era a passagem para o Chile e está usando o dinheiro do vice-campeonato em Itacoatiara para custear as despesas. Já Sócrates, conta com a colaboração de amigos para ter seus custos pagos. “O Bodyboard é um esporte amador, que está passando por uma grande dificuldade nos últimos anos, se não fosse o esforço de amigos, essa viagem dos dois seria impossível”, explica Flavio Brito, presidente da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro

Título Mundial Pro Junior é prioridade

A APB – Association of Professional bodyboarders – entidade máxima que regula o esporte a nível mundial anunciou em 2015 a criação do circuito mundial Pro Junior, reunindo os melhores atletas até 18 anos idade. Com esse novo circuito Socrates e Matheus vão focar na disputa do título mundial ainda inédito para o Brasil.

A 1ª etapa aconteceu de 2 a 12 de julho em Itacoatiara, Niterói e Matheus Bastos foi o vice-campeão, perdendo na final para o haviano Tanner McDaniel, e Socrates ficou com a 3ª colocação. Agora, ambos vão para a 2ª etapa do circuito que acontecerá em Antofagasta, Chile entre os dias 28 de julho a 2 de agosto. “Estou focado e motivado com o resultado em Niterói, quero ir com tudo para brigar pelo título da etapa em Antofagasta”, diz Matheus Bastos, atual vice-líder do circuito.

“O Bodyboard no Brasil anda meio parado de campeonatos então vou focar todos meus esforços pelo título mundial da categoria Pro Junior. Obtive um bom 3º lugar em Itacoatiara e isso motiva para ir com tudo no Chile”, enfatiza Sócrates Santana.

Calendário Circuito Mundial Pro Junior
1ª Etapa – 2 a 12 de julho – Itacoatiara, Niterói
2º Etapa – 28 de julho a 2 de agosto – Antofagasta, Chile
3º Etapa – 22 a 27 de setembro – Sintra, Portugal
4º Etapa – 4 a 15 de novembro – Porto Rico

Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa SixComm

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.