Amadeu vence as eleições da Federação - SóEsporte
Futebol

Amadeu vence as eleições da Federação

NAF_0832Começou a apuração de votos da eleição de presidente da Federação Paraibana de Futebol, depois de duas horas e meia de atraso. A Junta Governativa atendia uma liminar expedita pelo Juiz Herbert Lisboa, que anula os votos marcados com letras, que não seja um X.

rosiO primeiro voto é do candidato Amadeu Rodrigues, que teve 37 votos, contra dos outros concorrentes são Coriolano Coutinho (29) e João Máximo (4).

Anunciado o resultado final, os eleitores (presidentes de clubes amadores, profissionais e de ligas) passaram a comemorar a vitória de Amadeu Rodrigues que contou com o apoio da ex-presidente da FPF, Rosilene Gomes.

zeé renatoAmadeu Rodrigues e Nosman Barreiro comemora a vitória a presidente da FPF, ao lado da ex-presidente Rosilene Gomes e seus colecionados.

Por volta das 16h20, os votos começaram a ser organizados pela junta eleitoral e às 16h30, a chapa de Amadeu Rodrigues foi anunciada a vencedora da eleição com mais de 50% dos votos. Por fim, decidiu-se em consenso dos candidatos e seus representantes que nenhum voto seria impugnado, e a ao todo, 70 votos foram considerados válidos. Ao todo, 61 entidades votaram (algumas possuem o direito de dois votos), abstendo-se do direito de voto apenas duas: Filipeia e Santos Tereré.

amadeuHistória do futebol paraibano

Nos primeiros anos do século passado, quando o futebol dava os primeiros passos, principalmente, no Brasil, começa engatinhar a História do futebol paraibano, como conta historiadores. Um grupo de acadêmicos conterrâneos, que de férias na cidade no ano de 1908, levantaram uma ideia. Jamais a geração atual dos que se dedicaram ao referido esporte, poderá avaliar o entusiasmo de toda a terrinha pelo êxito de tão oportuna e louvável iniciativa.

De início vem a primeira notícia em 10 de janeiro de 1908, quando o acadêmico José Eugênio Soares trouxe do Rio de Janeiro a primeira bola de futebol e juntamente com outros colegas, fundou o “Club de Foot Ball Parahyba”. Como não podia deixar de ser, para a primeira demonstração, dividiram o clube recém-fundado em duas equipes: Norte e Sul. Tomadas as necessárias providências, realizaram o primeiro ensaio de futebol, na tarde do dia 15 de Janeiro de 1908, no local denominado “Sitio do Coronel Manoel Deodato” nas imediações onde hoje localiza-se a Praça da Independência.

Resumindo, tudo começou em 1908 quando o estudante José Eugênio Soares (avó do humorista Jô Soares) trouxe do Rio de Janeiro a primeira bola de futebol para o estado. Mas só em 1914 foi fundada a primeira entidade de futebol a Liga Parahybana de Foot Ball. Quadro anos depois surgiu a Liga Desportiva Paraibana. Ainda teve a criação da Federação Desportiva Paraibana.

Para finalmente, ser fundação da atual a Federação Paraibana de Futebol, em 1947. O primeiro presidente da entidade foi Renato Ribeiro de Morais que ficou dois anos no cargo. O segundo foi Genival Leal de Menezes, comandando o futebol de 1949 e 1950. A FPF ainda foi presidida por Clodoaldo Passos Fialho durante um ano.

De 1952 a 1954 a FPF foi comandada por Maximiano da França Neto. Enquanto que Genival Leal de Menezes voltou a ser o presidente da entidade em 1955. No ano seguinte o comando passou a ser de Renato Ribeiro de Morais, mas uma vez. Já Clodoaldo Passos Fialho retornou ao cargo entre 1957 e 1958. Enquanto que, Luiz Espinele esteve no cargo máximo do nosso futebol de 1959 a 1960. Nos dois anos seguintes o comandou voltou a ser de Clodoaldo Passos Fialho e Walfredo Lins Marques.

O administrador da Federação de 1963 a 1978 foi Genival Leal de Menezes. Ele perdeu o cargo para Juraci Pedro Gomes que esteve na entidade de 1979 a 1985. Entre os anos de 1986 e 1988 a FPF teve como presidente Manoel Raposo da Costa.

No último ano de mandato passou para Laerson de Almeida por intervenção e ainda teve um novo interventor no lugar de Laerson, José Horácio de Miranda para finalizar o do mandato.

Em 1989, a empresária Rosilene de Araújo Gomes, esposa de Juraci Pedro Gomes assumiu a presidência, ficando no cargo até abril deste ano, quando foi tirada do cargo por força da Justiça Comum, que atendeu ação encabeçada pelo Auto Esporte Clube. O caso nunca foi julgado, com a Federação sendo comandado por uma Junta Governativa, que realizou as eleições nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2014. O novo presidente eleito, Amadeu Rodrigues, para comandar a Federação Paraibana de Futebol assumiu o cargo no dia 1 de janeiro de 2015.

v 1

 

v 2

v 4

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.