Notícia esportiva em primeiro lugar!

Etapa de Aracaju terá estreia de nova dupla no tour nacional e times da China

Elas já foram à final de um Major Series, mas no Circuito Brasileiro, estrearão a parceria nesta semana, em Aracaju (SE). Taiana e Carolina Horta (CE) haviam se unido provisoriamente, mas a afinidade dentro e fora de quadra fez a dupla se unir em definitivo. O novo time é uma das atrações na etapa da capital sergipana, que vai de quarta (04.04) a domingo (08.04), com entrada franca na arena montada na Praia de Atalaia (altura da Passarela do Caranguejo).

As cearenses ficaram com a prata na etapa cinco estrelas de Fort Lauderdale, no início de março, superadas na decisão pelas compatriotas Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ). O resultado, sem nenhum treino de preparação, fez com que a união acontecesse em definitivo. E para Aracaju, com um período de treinamentos, o entrosamento deve ser ainda maior.

“É ótimo quando tudo acontece naturalmente. Jogamos cada jogo nos Estados Unidos como se fosse uma final, mantivemos a paciência e o controle das partidas foi acontecendo. Duelos difíceis contra times que já jogam juntos há anos. Diante disso, a ideia inicial foi manter esse equilíbrio e ajustar detalhes, como relação bloqueio-defesa e de levantamento. Jogando vamos percebendo o que temos que melhorar ainda mais”, analisou Taiana.

Carol Horta chegou ao Rio de Janeiro na última semana, e juntas já realizaram sete treinamentos sob supervisão do técnico Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’, e do assistente e preparador físico Ricardo Moacir. A cearense que atua no bloqueio comentou sobre o convite

“A expectativa é alta, formamos um time no improviso para a etapa dos EUA e tivemos um resultado excelente. E agora estamos treinando juntas, podendo ajustar detalhes, com isso acredito que vamos chegar ainda mais fortes em Aracaju. O clima de trabalho está muito bom, estamos nos dando muito bem. Quero mais, estou com muita vontade para fazer com que essa parceria dê certo. Vamos lutar muito por isso”, disse Carol Horta.

Antes da formação da dupla, Carol Horta vinha atuando ao lado de Maria Clara, enquanto Taiana estava com Elize Maia, que está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho. O resultado da nova dupla no Major Series dos EUA foi tão importante que tirou a dupla do country quota (fase pré-classificatória, onde disputam uma vaga com outros times do Brasil) direto para o ranking principal, onde começam já na fase de grupos.

Duplas da China
A etapa de Aracaju também irá contar com duas duplas da China, que receberam um convite para o classificatório. No masculino, Yang Li e Peng Gao serão os representantes, entrando em quadra nesta quarta-feira. Xinyi Xia e Fan Wang lutarão por uma vaga entre as 24 equipes que compõe a fase de grupos do torneio feminino na quinta-feira.

O grupo é comandado pelo técnico Paulo Moreira, o ‘Paulão’, campeão brasileiro em 1996 e primo do campeão olímpico Ricardo. O baiano comandou duplas da Itália no último ciclo olímpico e agora realiza trabalho de desenvolvimento do vôlei de praia chinês.

O torneio conta com 24 duplas em cada naipe, que são selecionadas da seguinte forma: os 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino), permitindo renovação, com times de fora do ranking entrando no evento.

O classificatório conta com até 32 times que disputam partidas eliminatórias diretas, com os últimos oito ‘sobreviventes’ finais avançando para a fase de grupos.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (07.04), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (08.04).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Evandro/André Stein (RJ/ES), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Vinícius/Luciano (ES), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Harley/Jeremy (DF/RJ), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Luccas Lima/Guto (SP), Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA), Thiago/Borlini (SC/ES), Felipe Cavazin/Adrielson (PR) e Raul/Álvaro Andrade (SE).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Carol Horta/Taiana (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Val/Ângela (DF/RJ), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Izabel/Renata (PA/RJ), Vivian/Naiana (PA/CE), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Érica Freitas/Thati (MG/PB) e Sandressa/Neide (AL).

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e agora Aracaju (SE). Ainda em abril ocorre também a disputa do SuperPraia, que reúne os melhores times da temporada e ocorre de 25 a 29, em Brasília (DF).

Deixe um comentário