Goalball masculino perde no detalhe, enquanto meninas perdem para a China - SóEsporte
Futebol

Goalball masculino perde no detalhe, enquanto meninas perdem para a China

Na próxima rodada a Seleção comandada pelo técnico Alessandro Tosim encara a Lituânia. Equipe feminina não joga neste sábado e volta à quadra no domingo contra a Grã Bretanha

Por Tadeu Casqueira (CBDV)

Rio de Janeiro

Depois de uma estreia arrasadora nos Jogos Paralímpicos de Londres, o Goalball brasileiro não teve muita sorte no segundo dia competição. Em partida realizada na Arena Copper Box, na manhã desta sexta-feira (31), a seleção masculina foi derrotada pela Suécia de virada pelo placar apertado de 5 a 4. Na categoria feminina, as meninas do Brasil enfrentaram a forte equipe da China – atuais vice-campeãs paralímpicas -, e perderam por 8 a 0.

Com os resultados as seleções permaneceram com três pontos na tabela de classificação. A equipe masculina está na terceira colocação do Grupo A, enquanto a feminina se encontra na segunda colocação do Grupo C. Lembrando que as quatro primeiras de cada chave avançam para as quartas de finais.

Goalball Masculino

O técnico Alessandro Tosim começou a partida com Leomon, Romário e Zé Roberto. O Brasil vinha embalado da vitória na primeira partida contra a Finlândia e fazia bom jogo, com muita personalidade, mas a Suécia abriu o placar. A Seleção Canarinho não se abalou e empatou em seguida com Leomon. As duas equipes se estudavam muito em quadra e jogo estava lá e cá. A Suécia cresceu na partida e conseguiu dois gols, fazendo 3 a 1. Fechando o primeiro tempo.

No retorno das duas equipes, algumas mexidas surtiram efeito, como a entrada de Felippe no lugar de Zé Roberto. Com isso o Brasil ganhou mais poder de fogo, e empatou a partida com Romário e Felippe. Faltando pouco tempo para acabar a partida, Leomon colocou a equipe brasileira na frente. Os minutos finais foram dramáticos e no final do jogo a Suécia conseguiu empatar e virar para 5 a 4, com um gol faltando 30 segundos para o término.

Para o técnico Alessandro Tosim, mesmo com a derrota a equipe brasileira apresentou um Goalball de alto nível.

– Foi um jogo eletrizante, o que comprova que o Goalball brasileiro está em alto nível. O detalhe no final, quando faltavam poucos minutos para acabar o jogo, que fez a diferença. No momento que revertemos o placar tivemos volume um de jogo muito grande e viramos para 4 a 3, mas no final tivemos um deslize. Mas acho que só veio a confirmar que o goalball brasileiro está crescendo e que estamos jogando de um goalball de ponta – destacou o técnico do Brasil.

Neste sábado (1), os meninos do Brasil enfrentam a forte seleção da Lituânia, tida como uma potência mundial. Mas nem o favoritismo antecipado da equipe europeia tira o otimismo do comandante brasileiro.

– Jogo difícil. A Lituânia é a atual campeã mundial e vice paralímpica, mas nossa equipe está muito focada e vamos fazer um grande jogo amanha (neste sábado). Sabemos da potencia que é a Lituânia, mas vamos trabalhar em cima do ponto fraco deles. Vou conversar com os meninos e trabalhar em cima disso – disse Tosim.

Goalball Feminino

Na partida contra a China as meninas do Brasil tiveram muitas dificuldades para conter o ataque adversário que arremessava bolas com muitos quiques, e logo no primeiro tempo o placar estava adverso para o Brasil em 6 a 0.

Após o intervalo o técnico Paulo Miranda fez algumas alterações, passando ainda orientações à defesa brasileira, e as meninas do Brasil conseguiram conter um pouco o poder ofensivo da China. No entanto, com mais dois gols no segundo tempo, o resultado terminou em 8 a 0 para as asiáticas.

– A bola delas é muito forte, quicada e agressiva. A bola batia em cima do corpo e entrava. Nossa principal dificuldade foi acertar a defesa para evitar a bola de passar, mas depois que troquei, colocando a Carol e a Gleyse acertou um pouco mais. Tanto que no segundo tempo tivemos só dois gols sofridos – lamentou Paulo.

O próximo jogo do Goalball feminino acontece no domingo (2), às 5 horas – de Brasília -, contra as donas da casa, Grã Bretanha, que até agora marcou somente um ponto na competição em duas partidas disputadas.

– O jogo contra a Grã Bretanha deve ser mais parecido com o da Dinamarca, com bolas fortes. Quero que as meninas joguem como na primeira partida e como no segundo tempo contra a China – avaliou o treinador.

A equipe feminina brasileira ganhou folga para este sábado (1), e usará o dia para aliviar o desgaste dos últimos jogos, além disso, recuperar algumas atletas, como Márcia, que tem um corte no pé direito.

Confira os resultados até o momento

Masculino – Grupo A
Turquia 9 x 2 Suécia
Finlândia 5 x 6 Brasil
Lituânia 11 x 1 Grã Bretanha

Brasil 4 x 5 Suécia
Grã Bretanha 1 x 7 Turquia
Lituânia 10 x 0 Finlândia

Grupo B
Canadá 2 x 4 Bélgica
Coréia do Sul 4 x 3 Argélia
China 5 x 9 Irã

China 11 x 4 Coréia do Sul

Feminino – Grupo C
Dinamarca 0 x 2 Brasil
China 7 x 1 Grã Bretanha

Finlândia 1 x 1 Grã Bretanha
Brasil 0 x 8 China

Grupo D
EUA 5 a 1 Suécia
Austrália 1 x 3 Japão

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.