Notícia esportiva em primeiro lugar!

Jornalista lança livro-reportagem em sua terra natal

Jornalista lança livro-reportagem em sua terra natal
Em Catolé do Rocha, Costa Filho apresentou obra fruto de Mestrado em Jornalismo pela UFPB, esclarecendo sobre o Brasileirão 87; Marcelinho Paraíba, ex-Seleção Brasileira, participou da solenidade
Após quase um ano de tratativas, finalmente o jornalista Costa Filho, gestor de marketing e comunicação da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), fez o lançamento do livro-reportagem Sport x Grande Imprensa: desde 1987, em Catolé do Rocha, cidade do Alto Sertão paraibano e terra natal do autor. O evento aconteceu neste domingo (1) simultaneamente à realização da 10ª edição do Troféu Nena Nunes, com participação especial de Marcelinho Paraíba, ex-atleta do Sport Club do Recife.
Na solenidade de lançamento do livro, Costa Filho afirmou que, sempre que o imbróglio sobre o Brasileirão 87 vem à tona, parte da grande imprensa posiciona-se favorável ao Flamengo em detrimento do Rubro-Negro pernambucano. “Por não conhecer a fundo o assunto ou até mesmo por má-fé, ‘profissionais’ da área de comunicação emitem as mais esdrúxulas opiniões, não se importando com a observância de um dos pilares básicos do jornalismo: o respeito ao público”, observou.
De acordo com Costa Filho, matérias jornalísticas que omitem uma decisão judicial transitada em julgado não merecem credibilidade. “A grande mídia não tem interesse em referendar o veredicto do STF porque o mesmo ratifica a exclusividade do título do Sport – este, sim, o único campeão brasileiro de 1987”, acrescentou.
A solenidade de lançamento do livro e o jogo de masters entre Ronaldo Veículos x Botafogo (PB) tiveram transmissão radiofônica ao vivo da equipe de Ricardo Brilhante e Humberto Vital.
Sobre o livro
O livro-reportagem Sport x Grande Imprensa: desde 1987 é resultado do Mestrado em Jornalismo Profissional pela UFPB, concluído pelo autor em 2017. Sob a orientação do Prof. Pedro Nunes, o jornalista Costa Filho fez análise textual dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, além da revista Placar. O jornalista da Biblioteca Central da UFPB colheu mais de 50 depoimentos de jornalistas, historiadores, juristas e dirigentes de clubes e federações. Um dos entrevistados é o ministro Marco Aurélio Mello (STF), relator do processo que pôs fim à querela sobre o Brasileirão 87 no âmbito judicial.
Show de Marcelinho PB
O dia 1º de dezembro foi um domingo de festa para os catoleenses, que lotaram as dependências do Parque das Mangueiras (Sítio Cajueiro), de propriedade de Lutero Nunes. O jogo entre os masters de Ronaldo Veículos (Catolé do Rocha) e do Botafogo (João Pessoa) terminou com vitória de 3 x 2 para o time da casa. Rildo e Miranda marcaram para o Belo. Gil Gemma, Valmir e Marcelinho Paraíba anotaram para os catoleenses.
Na opinião de Nena Nunes, considerado o maior jogador de futebol da história da região de Catolé do Rocha, o evento conseguiu o seu principal objetivo, atraindo um grande público. “Destaco a presença de muitos torcedores do Sport, o que prova a popularidade do verdadeiro campeão brasileiro de 1987 em solo sertanejo”, ressaltou o homenageado, que está radicado no Recife há mais de três décadas e é sócio-patrimonial do clube pernambucano.
A torcida botafoguense também compareceu ao Parque das Mangueiras para prestigiar eternos ídolos do Belo, como Silvinho, Washington Luís e Roberto Michele. O evento esportivo contou ainda com a presença de Ailton Cavalcante, diretor da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEPB).

Deixe um comentário

Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Error, no Ad ID set! Check your syntax!