Largada para os Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017 - SóEsporte
Futebol

Largada para os Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017

Vai ser dada a largada para os Jogos Escolares da Juventude Brasília 2017. A maior competição escolar do Brasil e celeiro de talentos para o esporte nacional inicia mais uma edição para jovens atletas de 15 a 17 anos. Nesta quinta-feira, dia 16, será realizada a Cerimônia de Abertura do evento, no ginásio Nilson Nelson, na Capital Federal, a partir das 18h. As competições em dez esportes começam na sexta-feira, dia 17. A entrada é gratuita para o público em todos os locais de competição.

O evento está consolidado e a cada ano conta com a participação de mais escolas e municípios de todo país. O projeto dá a oportunidade de jovens de locais distantes dos grandes centros competirem em um evento de abrangência nacional e com rigorosos padrões de organização. “A meta é continuar crescendo e para isso temos que disseminar o projeto através da valorização do profissional de Educação Física. Eles têm uma função primordial na inserção dos jovens no esporte e devem ter todas as condições para educar seus alunos. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal pilar dos Jogos Escolares”, declarou Edgar Hubner, diretor geral dos Jogos Escolares e gerente geral de Juventude do COB.

Detectar talentos para o alto rendimento do esporte brasileiro é apenas um dos objetivos dos Jogos Escolares. “Desde que assumimos este projeto em 2005, os Jogos cresceram de forma bastante consistente. Hoje o evento está consolidado como referência internacional e possuem a missão principal de inserir socialmente os jovens através do esporte”, afirmou Edgar.

Campeões olímpicos como Sarah Menezes, do judô, mundiais, como a também judoca Mayra Aguiar, atletas como Raul Togni Neto, o Raulzinho (hoje na NBA); Rosamaria Montibeller e Drussyla, da seleção feminina de vôlei; Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Geisa Arcanjo e Darlan Romani, do atletismo; Samira Rocha, do handebol; Emanuelle Lima, da GR; Hugo Calderano, do tênis de mesa, e até uma medalhista em Jogos Paralímpicos – Bruna Alexandre, também do tênis de mesa – já passaram pelos Jogos Escolares da Juventude.

“Por aqui tem passado medalhistas olímpicos e pan-americanos como Sarah Menezes, bicampeã dos Jogos Escolares. Tivemos a satisfação de identificar um crescimento considerável na participação dos atletas que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude. Em Nanquim 2014, 72% dos atletas que participaram da competição passaram pelos Jogos Escolares. No mundial de judô sub-18 desse ano, por exemplo, todos os participantes competiram nos Escolares”, lembrou Hubner.

As competições de dez esportes começam nesta sexta-feira. Jovens de todo o Brasil vão em busca de medalhas no atletismo, badminton, ciclismo, judô, ginástica rítmica, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Na próxima terça-feira, dia 21, terão início as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Cerimônia de Abertura

A Cerimônia de Abertura será uma atração à parte. O evento terá duas apresentações especiais de danças. O grupo Tribos Urbanas, do Instituto de Dança Juliana Castro, com mais de 20 membros, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, executará um novo espetáculo chamado Stam show, com passos de dança de rua.

Já a Academia de Dança Bailacci trabalha com profissionais de diferentes biótipos, com o objetivo de desmistificar a história de que só pode dançar quem é alto e esguio. A equipe da Academia afirma que “O corpo ideal para dançar é o seu. Esperamos, através dessa pequena amostra coreográfica, estimular todos os presentes a se sentirem ainda mais apaixonados por esta arte”.

A Cerimônia contará ainda com o tradicional desfile das delegações, bandeiras dos 27 Estados brasileiros e uma equipe com seis atletas japoneses, do atletismo e da natação. O Hino Nacional será entoado pelo grupo Patubatê, que mistura sons de latas, tonéis, baldes, panelas e peças de automóveis.

O revezamento da tocha, que culmina com o acendimento da pira dos Jogos Escolares da Juventude, terá participação de dez Embaixadores: Caio Bonfim e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Fabiana Silva (badminton), Henrique Avancini (ciclismo), Francielly Pereira (ginástica rítmica), Erika Miranda (judô), Laís Nunes (lutas), Joanna Maranhão (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Emanuel Rêgo (vôlei de praia).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.