O melhor do Brasil fora dos campos - SóEsporte
Colunistas

O melhor do Brasil fora dos campos

O Brasil é mundialmente conhecido por seu futebol cheio de improviso e criatividade. Mas, basta conhecê-lo um pouco melhor para percebermos que a versatilidade dos nossos craques, exibida nos grandes templos do futebol ou em humildes campos de várzea, também se espalha por todo o nosso povo e por nossas paisagens. Beleza dentro e fora do gramado.

Foto: Mauricio Simonetti

Foto: Mauricio Simonetti

O livro Brasil: As cidades da Copa (selo Escrituras), do fotógrafo Mauricio Simonetti, vem mostrar as belezas do nosso país além dos estádios, reunindo os melhores cenários naturais e arquitetônicos das cidades onde a bola reinará imperiosa: São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), Natal (RN), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). As legendas estão em português, inglês, espanhol e francês.

Foto: Mauricio Simonetti

Foto: Mauricio Simonetti

“Em Brasília e Belo Horizonte, as curvas criadas por Oscar Niemeyer são encantadores dribles no óbvio arquitetônico. No centro de Curitiba araucárias – marcante símbolo da região sul – erguem-se imponentes como a torcida na hora do gol. O encontro das águas dos rios Solimões e Negro, no Amazonas é tão inesquecível quanto um gol de placa… E assim, como um corolário de jogadas magistrais, o Brasil, nas imagens de Maurício Simonetti, vai enchendo nossos olhos com dunas, praias, montanhas, monumentos, rios, florestas e, acima de tudo, um povo multirracial, criativo e com muito humor! Afinal, se, como dizem, a vida é mesmo um jogo, que seja, então, alegre, bonito e muito bem jogado!”.

Raimundo Gadelha

 

Sobre o fotógrafo:

foto 2Maurício Simonetti é fotógrafo profissional e iniciou como fotojornalista na Agência F4 — primeira agência independente de fotojornalismo brasileira –, em 1980. Trabalhou como fotojornalista para as revistas Veja, Isto É e Ícaro, e para o mercado corporativo nas áreas de fotografia industrial e fotografia aérea, suas especialidades. A sua produção pessoal é centrada em imagens da natureza, meio ambiente e paisagens urbanas, na qual se destacam as pesquisas com os temas água, ecossistemas brasileiros e movimentos urbanos. Suas imagens fazem parte dos acervos do MASP – Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pirelli-MASP), da Fototeca Itaú Cultural e do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Estão presentes no mercado editorial e publicitário do Brasil e do exterior, em coleções particulares de fotografia e no mercado de decoração de ambientes. Atuou na televisão e cinema, na primeira com Hans Donner na captação de imagens para a abertura da novela Pedra sobre Pedra, da TV Globo; na segunda, como diretor de fotografia do curta-metragem Jugular, de Fernanda Ramos, ganhador do prêmio de Melhor Filme da Mostra Rio Curta-Metragem, em 1997. De 2002 a 2008 dedicou-se também ao ensino da fotografia no espaço Fotoforma, promovendo cursos ligados ao tema. É coautor dos livros Bahia Cores e Sentimentos e Brasil Retratos Poéticos 2 e Brasil – As Cidades da Copa, todos publicados pelo selo Escrituras. Entre suas exposições mais recentes estão Fotografias Urbanas, na galeria Lugar Pantemporâneo, em 2011, e Paisagens, na Caixa Cultural Sé, em 2008.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.