O País da Copa do Mundo? - SóEsporte
Colunistas

O País da Copa do Mundo?

Faltando poucos mais de seis meses para as disputas do maior evento de futebol do planeta – Copa do Mundo – o Brasil nada mudou com relação as detalhes mínimos. Os voos atrasados, violência nos estádios e não tem nem laboratório para fazer exames antidoping.

Na semana passada, a Seleção Paraibana de basquetebol masculino Sub 15 passou cerca de 22 horas para chegar em Jonville, onde disputa o Campeonato Brasileiro. Os meninos, o professor Adriano e o árbitro Paulo de Passos deixaram João Pessoa, às 3h50 da sexta-feira e chegaram 1h do sábado, dormindo em aeroporto, sem descanso e sem boa alimentação.

Será que isso vai acontecer com as seleções que irão ter de se deslocar em pequenos intervalos para cumprirem jogos na Copa do Mundo?

Neste final de semana, no jogo mais decisivo da última rodada do Campeonato Brasileiro foi paralisado caos 15 minutos. Quando o Atlético-PR, que tenta ir à Libertadores, já vencia o Vasco, candidato ao rebaixamento, por 1 a 0, torcedores dos dois times entraram em confronto com imagens chocantes que paralisaram a partida disputada em Joinville (SC).

A briga se tornou tão intensa que deixou torcedores desacordados nas arquibancadas e foi necessário um helicóptero da Polícia Militar de Santa Catarina pousar no gramado para auxiliar no resgaste de um fã do Furacão, que estava praticamente sem roupas.

Outro torcedor aparentemente inconsciente, e também adepto da equipe curitibana, saiu de ambulância, o que inviabiliza ainda mais a continuidade da partida. As informações são de que os dois desacordados ainda estão vivos. De acordo com médicos que realizaram o resgate, quatro pessoas foram atendidas e três estão internadas, sendo uma em estado grave. O quarto atendido preferiu continuar no estádio (gazetaesportiva.net).

Outro assunto lamentável é que, a Fifa divulgou a que os exames antidoping dos jogadores das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo serão feitos no laboratório em Lausanne (SUI). A decisão foi tomada por causa do descredenciamento do laboratório brasileiro Ladetec pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em agosto deste ano.

A Fifa se reuniu com Wada e autoridades brasileiras para dar uma solução ao dilema, uma vez que a Ladetec não conseguiria seu credenciamento de volta a tempo da Copa do Mundo, que começa em 12 de junho do ano que vem. Assim, amostras de sangue e urina serão enviados à Suíça, mas a entidade ainda está solucionando a questão de envio das amostras para o país durante a competição.

O laboratório suíço foi o mesmo que realizou exames de sangue antidoping na Copa das Confederações, e também auxilia na montagem do perfil biólogico dos jogadores, conforme programa estabelecido pela Fifa para a Copa.

Entenda o caso

Em agosto, o Comitê Executivo da Wada descredenciou o Laboratório de Controle de Doping (LADETEC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A justificativa apresentada foi a de que pela segunda vez o local se mostrou abaixo dos padrões técnicos exigidos e ficou em desconforminade com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL ).

A decisão do Comitê entrou em vigor em 25 de setembro. A primeira suspensão do Ladetec foi em janeiro de 2012 por seis meses para realizar o exame IRMS, que avalia se a testosterona encontrada numa amostra é de origem endógena ou exógena. A segunda suspensão veio em agosto deste ano e semanas depois o descredenciamento. Um novo prédio está sendo construído no campus da UFRJ para abrigar exclusivamente o laboratório (lance).

Por Franco Ferreira
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.