Notícia esportiva em primeiro lugar!

Paraíba conquista 16 medalhas na fase final dos Jogos Universitários

Paraíba conquista 16 medalhas na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros, em Maringá

Nove medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Esse foi o saldo da participação paraibana na fase final da 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento, que reuniu atletas de 27 delegações para competir em 15 modalidades, foi encerrado neste final de semana, na cidade de Maringá (PR).

Entre as medalhas de ouro conquistadas pela delegação paraibana, duas vieram no vôlei de praia. Comandadas pelo vitorioso treinador Rossini Freire, as duplas feminina e masculina do Unipê reinaram absolutas nos JUBs de Maringá e subiram no topo do pódio invictas.

Na final feminina, Andressa Ramalho e Lydia Veríssimo derrotaram as representantes do Rio de Janeiro por 2 sets a 0. O mesmo placar se repetiu na decisão do torneio masculino, com os irmãos gêmeos Rafael e Renato Carvalho, de apenas 18 anos, desbancando a dupla do Paraná.

No torneio de judô, a Paraíba faturou três medalhas nos JUBs de Maringá. Isaque Conserva, do Unipê, conquistou uma de prata na categoria absoluto e um de bronze na categoria meio-pesado. O outro bronze veio com a judoca Rute Santos de Macedo, também do Unipê.

Natação

A delegação paraibana também bonito nas piscinas de Maringá. No total, foram cinco medalhas conquistadas. Lauro Ferro, do Unipê, faturou uma de ouro na prova dos 200 metros borboleta, uma de prata nos 100 metros borboleta e duas de bronze nas provas de revezamento 4×100 metros medley e livre.

Além de Lauro Ferro, as equipes medalhistas do Unipê nas provas masculinas de revezamento 4×100 foram compostas pelos nadadores Gabriel Dantas, João Victor Pedrosa, André Juan e Rodrigo Queiroz.

A quinta medalha conquistada pela natação paraibana em Maringá veio na prova feminina do revezamento 4×100 metros medley, com a equipe formada pelas nadadoras do Unipê, Suendy Nunes, Sophia Guimarães, Talita Oliveira e Paloma Ribeiro.

Modalidades paralímpicas

Os atletas paralímpicos foram responsáveis pela conquista de seis medalhas de ouro para a delegação paraibana nos JUBs 2018. Nas pistas, Silvana Mayara Cardoso, da UFPB, venceu na prova de lançamento de dardo; e Ellivelton Pinto, do Unipê, chegou em primeiro lugar nas provas de 100 e 200 metros.

Na competição de natação paradesportiva – classes S9 e SB9 -, Maria Eduarda Silva, estudante de Engenharia Civil da UFPB, conquistou três ouros nas provas de 50 metros costas, 50 metros peito e 100 metros peito.

“Nossa delegação está de parabéns. Para se ter ideia do nosso desempenho, na natação, o Unipê terminou em terceiro lugar no geral no torneio masculino e em quinto no feminino. Além é claro dos nossos times de vôlei de praia, que reinaram absolutos em Maringá”, destacou o professor Antônio Figueiredo, presidente da Federação Paraibana de Desportos Acadêmigos (FPDA). “Também fomos muito bem no handebol, com a equipe masculina do Unipê terminando a competição na quarta posição”, completou.

Saiba mais

Os JUBs 2018 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá, da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Deixe um comentário