Petrucio Ferreira mostra gategoria e ganha ouro no ParaRio - SóEsporte
Atletismo

Petrucio Ferreira mostra gategoria e ganha ouro no ParaRio

Atletismo O paraibano Petrucio Ferreira, 19anos, precisou de 10s57ss para garantir a medalha de ouro nos 100metros rasus nos Jogos Paralimpicos no Rio de Janeiro neste domingo.

A emoção tomou conta do Engenhão com um pódio duplo dos 100m rasos T47, neste domingo. ​Com 19 anos, ​Petr​u​cio ​Ferreira​ foi ouro com direito a quebra de recorde mundial, marcando 10s57. E ainda teve a companhia de Yohansson Nascimento, que ficou com o bronze, com o tempo de 10s79. Ao ouvir o hino nacional, o choro do jovem campeão comoveu o público. À noite, Felipe Gomes foi prata nos 100m rasos T11 e Teresinha de Jesus foi bronze nos 100m rasos T45/46/47.​ ​

A segunda, 12, também promete grandes conquistas no atletismo​, no revezamento 4x100m, com a presença de Petrucio e Yohansson​, além de Alan Fonteles e Renato Cruz. Já com uma medalha de prata nos 100m rasos T35, Fábio Bordignon fez o segundo melhor tempo das classificatórias dos 200m rasos T35 e fará a final pela manhã. Terezinha Guilhermina também volta à pista para as eliminatórias dos 200m rasos, sua prova favorita, que terá ainda a participação de​ ​Jerusa Santos e Jhulia Carol.​

No tênis de mesa, Israel Stroh venceu o chinês Shuo Yan por 3 a 2 na semifinal da Classe 7 neste domingo e vai brigar pelo ouro amanhã, às 10h45, contra o britânico William John Bayley, atual número 1 do mundo e mesmo adversário que Israel venceu na estreia por 3 sets a 1. Com ao menos a prata já certa, Israel garantiu uma medalha individual inédita na modalidade para o Brasil – a única conquista verde e amarela até então havia sido uma prata em Pequim 2008, mas por equipes, com Welder Knaf e Luiz Algacir. Danielle Rauen, na Classe 9, e Bruna Alexandre, na 10, perderam suas semifinais, mas podem subir ao pódio, já que disputam o bronze na terça, 13.

A bocha também já tem duas medalhas, só falta decidir as cores. Na competição por pares BC4, Dirceu Pinto, Eliseu Santos e Marcelo Santos venceram a semifinal contra os britânicos por 4 a 2 e fazem a final com a Eslováquia nesta segunda, às 14h. Na disputa por pares BC3, Antônio Leme, Evani Soares silva e Evelyn de Oliveira conquistaram uma vitória tranquila, por 6 a 2, sobre Cingapura, e fazem a final às 17h30 de amanhã contra a Coreia do Sul.

No Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos, Daniel Dias buscará mais uma medalha para a sua coleção, nos 50m livre S5, prova na qual ele é o dono do recorde mundial, com 31s94. Neste domingo, ele garantiu mais uma prata e acumula quatro medalhas nos Jogos do Rio – um ouro, duas pratas e um bronze. E André Brasil mergulhará para tentar seu primeiro pódio nos Jogos Rio 2016, numa prova em que também é o recordista mundial (55s99), os 100m borboleta S10.

Entre os esportes coletivos, neste domingo, o Brasil chegou à sua terceira vitória no goalball masculino ao derrotar a Argélia por 12 a 2 e é líder do grupo A. No futebol de 5, o Brasil venceu a Turquia por 2 a 0 e também é líder do grupo A, com duas vitórias em dois jogos. Já no vôlei sentado masculino, a Seleção perdeu para o Egito por 3 sets a 2 e agora está com uma vitória e uma derrota na fase de grupos.

Na segunda, o futebol de 7 vai agitar Deodoro. No Grupo A, o Brasil tem seis pontos e brigará pela primeira posição contra a Ucrânia, às 19h. Já o basquete masculino, com duas vitórias e duas derrotas, enfrenta a Alemanha às 21h45 na Arena Olímpica do Rio em jogo decisivo para sua classificação às quartas de final.

O Brasil termina este fim de semana na quinta colocação no quadro de medalhas, com seis ouros, 11 pratas e sete bronzes, num total de 24 pódios.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.