Notícia esportiva em primeiro lugar!

PROAME realiza Simpósio Paraibano de Gastronomia e Feira de Artesanato

O I Simpósio Paraibano de Gastronomia e Feira de Artesanato do Projeto Associação das Mulheres Empreendedoras (PROAME) acontece nesta sexta-feira (13), das 14h00 às 21h00, nas instalações da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. O objetivo é atender as diretrizes estatutárias do PROAME e cumprir ação beneficente junto à Vila Vicentina Júlia Freire dos Idosos e à Fazenda Esperança.
O Simpósio e a Feira de Artesanato vão reunir homens e mulheres, consumidores, pessoas da comunidade em geral, profissionais e estudantes do setor gastronômico e de artesanato e produtos afins, empreendedores PROAME e do mercado paraibano.
O Simpósio vai debater importância da gastronomia enquanto estratégia para o fortalecimento do turismo, cultura e relações sociais e fortalecimento de negócios. Idealizado com seis palestras. Serão oferecidas 120 inscrições, mais certificados de participação. Serão oferecidas 120 inscrições, mais certificados de participação com oito horas aula. As inscrições podem ser feitas com envio de dados para o e-mail: jp.proame@gmail.com.
A programação inclui a realização de palestras por profissionais da área, como: Denilson Storaj – formado em gastronomia pela FMU- SP, Pós graduando em Alta Gastronomia pela FPB e autor do Livro Café com Comida. Ele falará sobre o uso do café na gastronomia e os diferentes sabores e pratos.
Seguida da participação da gestora do Sebrae-PB, Marielza Rodrigues, que abordará sobre Micro Empreendedor Individual (MEI) e a importância do atendimento de excelência para o mercado; do idealizador e gestor da Feira Brasil Mostra Brasil, Wilson Martines, que falará sobre a Feira Brasil Mostra Brasil como estratégia para fortalecimento de marcas e geração de negócios; e da gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, que exporá sobre a Gastronomia Paraibana.

Na sequência, teremos a participação do professor de Gastronomia e proponente do Projeto Horta Urbana PlantAção, Marinésio Gomes de Lucena Júnior, que fará a palestra Tendências da Gastronomia Parahybana: movimento slow food; e do
Professor e cozinheiro, Moisés Batista Araújo, com a temática e debate sobre Cachaças paraibanas.
Programação cultural – Como atividade cultura, o Simpósio contará com a presença de Maria Bonita e Quirino Lampião; do Grupo de Dança Creuza Pires com apresentação de Carimbó; e a participação especial de Jurandy do sax. A inscrição é simbólica com a doação de 2 kg de alimentos não perecível.
I Feira de Artesanato – Para a Feira de Artesanato, estão confirmados os seguintes empreendedores PROAME: Gil Bolos D’Fruta; Celia Coutinho com Bolsas Estilizadas; Lourdes Brito com artesanato em madeira e vidro; Ana Aciole com Mandalas; (Alessandra Magalhães com bebidas frias e quentes; Zélia Brito com luxo em pano; Valdeci Conceição com arte em crochê; Celia Maria e Marcia com quitutes sem lactose; Fernando Santos com Biojóias; Ana Julia Codignole com roupas e artesanatos; Leticia com Semi Joias; Ernani Machado com caricaturas; Magno Monteiro com brinquedos artesanais; Aroldo Pereira com mini mobília infantil; Ovinocoop; João de Deus com café Marita; Fazenda Esperança com artes; Olivia Brechó; Josefa Gomes com Bolsas e camisas estampadas; e Artesãos de Pitimbu.
Ação Beneficente – Para a Ação Social Beneficente, a meta do PROAME é alcançar a marca de 1/2 tonelada de alimentos que serão entregues aos idosos da Vila Vicentina Júlia Freire e à Fazenda Esperança. O objetivo é gerar um movimento de amor, envolvendo participantes do Simpósio e Expositores em homenagem à comemoração do Dia dos avós comemorado no mês de julho. Os visitantes da Feira que sentirem o desejo de participar desse movimento, podem levar suas doações para
O I Simpósio Paraibano de Gastronomia e Feira de Artesanato organizados pelo PROAME contam com apoio da Usina Cultural Energisa, Sebrae PB, Wilson Martinez – Brasil Mostra Brasil, JM Esmalteria, Centro Estético Rossinete Medeiros, Mariosa, SenacPB, Vereadora Helena Holanda e da Secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos.

Deixe um comentário