Notícia esportiva em primeiro lugar!

Rádio Clube da Parahyba que surgiu antes da Rádio Tabajara

Importante registro fotográfico sobre a pioneira Rádio Clube da Parahyba, que surgiu antes da Rádio Tabajara. Ficava na Avenida Gouveia da Nóbrega, no Róger, perto da Bica. Foi fundada por três “radiophilos” paraibanos: José Monteiro (do clã dos Monteiro), Oliver von Shosten e Francisco de Sales.

No início, as emissoras de rádio no Brasil tiveram a característica de “clube”. A coisa funcionava assim: O ouvinte comprava o receptor, se associava à emissora da cidade e pagava uma pequena quantia mensal para manter a rádio e obviamente curtir a sua programação. Daí tanta “Rádio Clube…” espalhada pelo Brasil.

Vale dizer que no começo dos anos 30 (a Rádio Clube da Parahyba é, salvo engano, de 1932) ter em casa (e na sala de visitas) um aparelho receptor de rádio era sinal de status social elevado, poucos podiam adquirir a novidade tecnológica, equipamento importado, introduzido no Brasil pela Importadora Byington, do Rio da Janeiro.

IMPORTANTE: Os pioneiros da Rádio Clube da Parahyba tinham o rádio como “instrumento de elevação crítica da audiência e promoção humana e social das massas”. Na Paraíba, no início, o rádio era tido como “meio auxiliar da instrução pública.”

Por Serpa Di Lourenzo

Deixe um comentário