Seleção de Fontes para Copa 2014 - SóEsporte
Colunistas

Seleção de Fontes para Copa 2014

A Universidade Mackenzie selecionou um grupo de craques para comentar os mais diversos assuntos relacionados a Copa 2014. Veja a lista abaixo e se quiser uma entrevista basta nos contatar.

 

Alvaro Bufarah
Jornalista

Seleção de especialistas comenta a Copa

 

Craques do Mackenzie opinam sobre os principais temas do evento

 

Especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie estão à disposição para discutir os mais diversos temas que movimentam o País durante a Copa do Mundo de 2014.

 

Os Estados escolhidos para sediar os jogos possuem características particulares como: infraestrutura, mobilidade urbana, publicidade, investimentos e centros comerciais, itens que os especialistas tem propriedade para comentar, além de alimentação, superstições, costumes e direitos do consumidor em eventos desse porte.

 

Veja abaixo a nossa escalação:

 

Futebol e comida: dicas para ter uma alimentação saudável enquanto assiste os jogos.

 

Marcia Nacif é professora de Nutrição.

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1999), especialização em Nutrição Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2007).

 

Superstição no futebol: pessoas que acreditam que certos costumes garantem a vitória do seu time.

 

Rodrigo Franklin de Sousa é professor e coordenador Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião

Doutor em Letras pela University of Cambridge (Reino Unido – 2008). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande – antiga UFPB – Campus II (2000), e formação em Teologia (M.Div.) pelo Covenant Theological Seminary (EUA – 2004)

 

Futebol no inconsciente coletivo: como esse esporte se integra ao perfil do brasileiro?

 

Aurélio Mello é professor de psicologia.

Possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

 

O jogo e a vida: a relação do futebol com a sociedade brasileira.

 

Rodrigo Prando é professor de sociologia.

Possui Graduação em Ciências Sociais (1999), Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Infraestrutura: a lição de casa para o evento.

 

Valter Caldana é diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (Estruturas Ambientais Urbanas) FAU-USP (1994) e doutorado em Projeto de Arquitetura (Estruturas Ambientais Urbanas) FAU-USP (2005).

 

O ópio do povo: qual a influência do futebol sobre as escolhas da população?

 

Rosana Schwartz é professora de comunicação integrada.

Doutora em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2007). Professora Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 1999. Graduação em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

 

Mobilidade Urbana: o sistema de transporte durante a Copa 2014.

 

Luiz Vicente Figueira de Mello Filho é professor de gestão ambiental com foco em mobilidade urbana e meio ambiente.

Mestrado em Engenharia Automotiva pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009), pós-graduação em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (2005), possui graduação em Administração de Empresas (2002) e em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999).

 

Economia: gastos e investimentos com a Copa.

 

Milton Pignatari é professor de economia.

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Bacharel em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado. Especialização em Economia de Empresas.

 

O direito do consumidor e a Copa: o que fazer em caso de problemas?

 

Bruno Boris é professor de direito de empresa, societário e falimentar.

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Especialização em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – COGEAE. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Vantagens com a Copa: os negócios gerados com o evento.

 

Anderson Gurgel é professor de Jornalismo Econômico e Economia da Informação

Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é doutorando em Comunicação e Semiótica, também na PUC-SP, com uma investigação sobre a economia da imagem do esporte.

 

O Brasil para!: a administração pública em ano de Copa

 

Antônio Cecílio Moreira Pires é professor de direito administrativo.

Mestre e Doutor em Direito do Estado, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Núcleo de Direito do Estado e Coordenador de estágios da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Visibilidade: as marcas e o merchandising no maior evento de futebol do mundo.

 

Selma Felerico é professora de publicidade e propaganda.

Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1985), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

 

História: acontecimentos do futebol que marcaram a história.

 

Alexandre Hecker é professor de história.

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1976), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado na Università degli Studi di Milano/Itália (1997/98), onde atuou como professor convidado.

 

Política: o impacto da Copa nas Eleições 2014

 

Roberto Gondo é professor de comunicação política.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo- UMESP, Pós-Doutorado em desenvolvimento pela ECA/USP em Comunicação Política, Mestre em Administração e Regionalidade pela Universidade de São Caetano do Sul – USCS, MBA Executivo em Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Direito Educacional pela Faculdade São Luis, Matemático e Analista de Sistemas pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

 

Mídias Sociais: a mobilização na rede.

 

Celso Figueiredo é professor de mídias sociais.

Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1993), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008).

 

Quitutes: salgados para saborear durante os 90 minutos.

 

Chef Maurício Lopes é professor de gastronomia.

Graduado em Gastronomia pelo SENAC (2002). Pós-graduação em Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi (2007). Atualmente é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Anhembi Morumbi.

 

Guloseimas: sobremesa para acompanhar os jogos.

 

Chef Paola Biselli é professora de gastronomia.

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM (2007) e em Gastronomia pela Anhembi Morumbi (2011). Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior no Senac (2013).

 

Mulheres: o envolvimento feminino com o futebol.

 

Nereida S. da Silveira é professora de administração.

Graduação em Psicologia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1984) e especialização em Administração de Negócios e Recursos Humanos pela FGV. Mestrado (2006) e doutorado (2010) em Administração de Empresas na Linha de Gestão Humana e Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem 22 anos de experiência na área de Administração de Recursos Humanos em empresas multinacionais de grande porte. Desde 2005 atua como pesquisadora nos seguintes temas: diversidade, gênero, mulheres nas organizações, cultura e inclusão.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.