Notícia esportiva em primeiro lugar!

Série C costuma premiar dobradinha de clubes do mesmo Estado

serie cNesta nova fase da Série C do Campeonato Brasileiro, iniciada em 2009, se tornou comum um Estado classificar, pelo menos, dois clubes à fase seguinte. Com exceção da temporada passada, em todos os outros anos, ao menos, um Estado garantiu dois clubes na fase seguinte. Na atual edição da Série C, São Paulo pode conseguir esta façanha, mas há outros Estados com chances.

No Grupo B, após oito de 18 rodadas, Mogi Mirim e Guaratinguetá estão na zona de classificação. O Sapão da Mogiana ocupa a vice-liderança com 14 pontos, dois a mais do que o Guará. Os paulistas ainda são representados por Guarani (10) e São Caetano (5).

Ainda pelo Grupo B, o Estado do Rio Grande do Sul também pode fazer dobradinha. Se o Caxias lidera (15), o Juventude ocupa a 6ª colocação com 12 pontos. Já o Rio de Janeiro conta com três clubes: Macaé (14), Madureira (11) e Duque de Caxias (2).

Dos quatro clubes que estão no G4 do Grupo A, CRB (12) e Botafogo (11) contam com a presença de companheiros em busca da dobradinha. Os alagoanos ainda contam com o ASA (9), enquanto os paraibanos têm o Treze (10). Outro Estado cm dois clubes é o Pará: Paysandu (8) e Águia (7).

Significativo!
A saga da dobradinha dos Estados começou em 2009. Na oportunidade, o Rio Grande do Sul colocou Caxias e Brasil na próxima fase. Mas apenas nesta vez, nenhum dos clubes conseguiu o acesso. Em 2010, 2011 e 2012, o Estado que comemorou duas classificações ficou ainda mais feliz com, ao menos, um acesso.

Em 2010, por exemplo, o Criciúma subiu para a Série C após ter se classificado junto com a Chapecoense. Nesta temporada, o Pará colocou na fase seguinte Paysandu e Águia. Santa Catarina, novamente, em 2011, comemorou o acesso do Joinville. Antes, o Tricolor havia carimbado o passaporte ao lado da Chapecoense.

Enquanto isso, em 2012, o Icasa foi premiado pelo acesso. Na fase de grupos, Verdão do Cariri e Fortaleza haviam se classificado. O mesmo aconteceu com Macaé e Duque de Caxias. Mas os representantes do Rio de Janeiro não conseguiram subir de divisão.

Apenas em 2013, todos os oito classificados para as quartas-de-final eram de Estados diferentes. A lista teve Santa Cruz-PE, Luverdense-MT, Treze-PB, Sampaio Corrêa-MA, Macaé-RJ, Vila Nova-GO, Caxias-RS e Betim-MG. Pernambucanos, mato-grossenses, maranhenses e goianos conquistaram o acesso.

Confira os Estados que fizeram dobradinha na fase de grupos da Série C:

2009
Caxias-RS e Brasil-RS

2010
Paysandu-PA e Águia-PA
Criciúma-SC e Chapecoense-SC

2011
Chapecoense-SC e Joinville-SC

2012
Fortaleza-CE e Icasa-CE
Macaé-RJ e Duque de Caxias-RJ

Deixe um comentário