Automobilismo

Simpósio SAE BRASIL discute em SP rotas para a mobilidade elétrica

Simpósio SAE BRASIL discute em SP rotas para a mobilidade elétrica

Encontro será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no São Paulo Expo, em paralelo ao 30º Salão Internacional do Automóvel

Em tempos de transição tecnológica em direção aos veículos elétricos e híbridos, o Brasil precisa definir qual será o posicionamento local para garantir uma atuação estratégica à indústria nacional. Este cenário norteará as discussões do 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no São Paulo Expo, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de novembro. O encontro será realizado em auditório localizado no mezanino do 30º Salão Internacional do Automóvel.

“Nós iremos gerar inovações que possam ser adotadas em outros continentes ou seremos o mercado consumidor de tecnologias em fase de extinção? Precisamos nos posicionar frente ao novo contexto global, uma vez que montadoras e sistemistas em todo o mundo já definiram as suas estratégias para a mobilidade elétrica”, afirma Ricardo Takahira, chairperson do simpósio.

Programação – Com a temática “Mobilidade Elétrica: a Nova Realidade Global”, o encontro receberá lideranças de montadoras, sistemistas, centros de pesquisa, distribuidores de energia, universidades e órgãos do poder público em quatro painéis compostos de palestras e debates.

O painel de abertura “Desafios para Implementação e Expansão” irá apontar rotas para o desenvolvimento da infraestrutura e a regulamentação de frotas e serviços. O tema “Políticas da Mobilidade Elétrica no País” norteará o painel seguinte, que abordará iniciativas focadas em estabelecer bases para elevados investimentos industriais e educacionais, necessários para o desenvolvimento local da mobilidade elétrica.

Na manhã do dia seguinte, o painel “Tendências Tecnológicas dos Veículos Elétricos e Híbridos” irá apresentar os mais recentes desenvolvimentos que tornam os veículos elétricos cada vez mais atrativos nos mercados mundiais. Por último, o painel “Motorsport” irá mostrar as novidades da competição elétrica, que teve brasileiros como campeões mundiais nas duas últimas temporadas. (ver abaixo a programação completa do simpósio)

Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Marco Colosio, o 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: BorgWarner, Bosch, CAOA, CBMM, Copper Alliance, Dassault Systemes, IQA, Nissan, Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, Schaeffler e WEG.

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DO 7º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

12 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

08h20 – Abertura com Ricardo Takahira, chairperson do 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos e consultor sênior da GFA Consulting Group alocado no Promob-e GIZ; e Otacílio Gomes Junior, diretor geral SAE BRASIL.

08h35 – Palestra “Contribuição do Nióbio para o Futuro da Mobilidade”, com Rodrigo Amado, gerente de Desenvolvimento de Tecnologia de Materiais Automotivos da CBMM.

PAINEL 1 – DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO

09h – Palestra “Infraestrutura para Recarga de Veículos Pesados”, com Valter Luiz Knihs, diretor industrial – Sistemas & eMobility da WEG.

09h20 – Palestra “Veículos Elétricos: os Desafios Rumo à Mobilidade Sustentável”, com Marcus Bittar, consultor de Desenvolvimento de Negócios SIMULIA para América Latina da Dassault Systems.

09h40 – Palestra “Hidrogênio na Infraestrutura de Recarga de VEs com Célula a Combustível (EVFC)”, com Daniel Gabriel Lopes, diretor comercial da Hytron.

10h – Debate moderado por José Sidnei Colombo Martini, professor titular aposentado do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

PAINEL 2 – POLÍTICAS DA MOBILIDADE ELÉTRICA NO PAÍS

10h40 – Palestra “RISE – Mobilidade Elétrica”, com Fernando Campagnoli, especialista em Regulação de Serviços de Energia Elétrica na Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

11h – Palestra “Rota 2030”, com Ricardo Zomer, coordenador-geral das Indústrias do Complexo Automotivo no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

11h20 – Palestra “Benchmarking Internacional – Políticas Públicas”, com Jeans Giersdorf, diretor do projeto PROMOB-e pela GIZ.

11h40 – Debate moderado por Marisa Zampolli, consultora da International Copper Association (ICA).

11h55 – Encerramento.

12h – Visita Exclusiva ao 30º Salão Internacional do Automóvel / Test Drive VE&Hs

13 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

08h30 – Abertura com Maria de Fátima Rosolem, co-chair do 7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos e pesquisadora na Área de Baterias do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

PAINEL 1 – TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

08h35 – Palestra “Etanol como Parte da Eletrificação no Brasil – Cac SOFC”, com Ricardo Abe, gerente de Engenharia de Produto da Nissan do Brasil.

08h55 – Palestra “Roadmap Tecnológico dos Veículos Elétricos – Estudo de Caso”, com Régis Errerias, engenheiro de Produto da General Motors do Brasil.

09h15 – Palestra “Sistemas de Soluções para VEHs”, com Newton Santos, responsável por Vendas OEM, Engenharia de Aplicações e Gerenciamento de Projetos da BorgWarner.

09h35 – Palestra “Desenvolvimento de Veículos Elétricos – Estudo de Caso”, com Marcio Renato Alfonso, CEO da Caoa Chery.

09h55 – Debate moderado por Marcus Regis, coordenador do projeto NoPa pela GIZ.

PAINEL 2 – MOTORSPORT

10h45 – Palestra “Fórmula SAE Elétrica”, com Fábio Delatore, professor adjunto da FEI; Fernando Arruda, coordenador do Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia da Facens; e José Antenor Pomílio, professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

11h15 – Palestra “Fórmula-E”, com Lucas Di Grassi, CEO da Roborace e piloto profissional da Fórmula E e da Stock Car.

11h45 – Debate moderado por Ronaldo Bianchini, gerente de Operações da SAE BRASIL.

12h15 – Encerramento com Marco Colosio, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL e gerente de Engenharia da General Motors do Brasil.

12h20 – Visita Exclusiva ao 30º Salão Internacional do Automóvel / Test Drive VE&Hs

7º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos
Data: 12 e 13 de novembro de 2018, das 8h às 12h30.
Local: Expo São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo, SP

 

Com informações da assessoria

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.