Notícia esportiva em primeiro lugar!

Tradicional São João do Instituto dos Cegos será realizado no próximo dia 19, homenageando Jackson do Pandeiro

Tradicional São João do Instituto dos Cegos será realizado no próximo dia 19, homenageando Jackson do Pandeiro

No dia 19 de Junho, o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) será invadido pelo tradicional arrasta-pé que, há 24 anos, celebra a alegria, a vida e a solidariedade em uma grande festa de São João. Este ano, o evento contará com a animação das bandas Forró Sem Frescura e Forró Pezzado, além da apresentação da Quadrilha do Coronel Laurentino, uma das poucas no Brasil formada por casais de deficientes visuais. A festa terá início às 19h00, na sede do Instituto, Av. Santa Catarina, 396, Bairro dos Estados, com entrada franca.

          “A realização do tradicional São João do ICPAC favorece a acessibilidade à cultura, incluindo as pessoas com deficiência visual na sociedade, valorizando o nosso folclore que, significativamente, cunha pela participação destes cidadãos em eventos culturais, haja vista a importância representativa e simbólica da Arte de modo geral na formação da cidadania plena”, afirma o presidente da instituição, José Antônio Ferreira Freire, convidando as famílias paraibanas para participarem da festa.

O São João do ICPAC é cuidadosamente preparado, ao longo de um ano, pelos integrantes do ICPAC, incluindo os ensaios da quadrilha, sob o comando das professoras e coreógrafas Erluce Pinto e Albaniza Santos.

“O Instituto dos Cegos cantando, forrozando e incluindo todos numa grande festa, homenageará este ano um expressivo representante do cenário artístico da Paraíba, Jackson do Pandeiro, ampliando o conceito de inclusão social”, complementa a vice-presidente do Instituto, Valéria Cavalcanti Carvalho dos Santos.

O “Forró do Pandeiro” contará com toda a estrutura de um verdadeiro Arraiá Junino: espaço de dança, comidas típicas, ilha de forró, espaço infantil e muita animação, com a escolha do rei e da rainha do milho, além da Ciranda Inclusiva e do sorteio de balaio. Toda a arrecadação com a venda das comidas típicas será destinada para a manutenção das atividades educacionais e de reabilitação promovidas pelo Instituto.

ICPAC – O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, de caráter filantrópico, que já atendeu mais de 12 mil deficientes visuais em seus 75 anos de história.

Deixe um comentário