Notícia esportiva em primeiro lugar!

Universitário da Paraíba vence Concurso de Fotos Airbus-SAE BRASIL

Em sua quarta edição, Concurso de Fotos via Instagram reuniu cerca de 40 imagens; objetivo é aliar o interesse pela competição com modernas técnicas de compartilhamento

O estudante de Engenharia Elétrica Cicero Freire Filho, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), venceu o Concurso de Fotos Airbus-SAE BRASIL, da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que foi realizada de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Freire Filho, integrante da equipe Parahyasas Micro, fotografou o voo de uma aeronave em céu tingido de alaranjado.

Como prêmio, Cicero Freire Filho ganhou uma réplica da aeronave A-350, ofertada pela Airbus, patrocinador do concurso. Em segundo lugar ficou Fábio Casonato Melo, aluno de Engenharia Mecânica, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), e integrante da equipe Falcons Aerodesign, inscrita na Classe Regular, que registrou o voo de um avião na contraluz do anoitecer. Melo também ganhou uma réplica da aeronave A-350, da Airbus.

Na quarta edição, o concurso de fotos reuniu cerca de 40 imagens. Para concorrer ao concurso, os participantes foram desafiados a fazer fotos relativas à competição e publicar o material no Instagram com uma hashtag exclusiva do evento. As imagens foram avaliadas por uma comissão de quatro jurados, composta por dois fotógrafos especializados no setor aeronáutico, um representante da organização e um representante da empresa patrocinadora. O objetivo principal da iniciativa é aliar o interesse dos jovens estudantes pela Competição SAE BRASIL AeroDesign às técnicas de compartilhamento e integração proporcionadas pelas redes sociais.

Encerrada no dia 29 de outubro, a 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign registrou a presença de 87 equipes, que representaram 72 instituições de ensino, de 16 Estados do País, além do Distrito Federal, Venezuela e México. Ao todo compareceram mais 900 participantes, de aproximadamente 1,3 mil inscritos. Para participarem da competição, as equipes foram estimuladas a projetar e construir aviões radiocontrolados, segundo o regulamento da SAE BRASIL, em três classes: Regular, Micro e Advanced.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é programa de fins educacionais que tem como objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade. A competição é realizada anualmente desde 1999.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

A competição teve patrocínio das empresas Airbus, Altair, Embraer, GE, Honeywell, Parker, Rolls-Royce e United Technologies. Também contou com o apoio das instituições ADC Embraer, DCTA, ITA, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Prefeitura de São José dos Campos e São José dos Campos Convention & Visitors Bureau, além de parcerias com os hotéis Novotel e Nacional Inn, de São José dos Campos.

Deixe um comentário