Vasco e Sport decide Copa Brasil de beach soccer - SóEsporte
Futebol

Vasco e Sport decide Copa Brasil de beach soccer

O Vasco da Gama segue firme em busca do bicampeonato. Atual vice-campeão, o Sport Recife quer subir mais um degrau no pódio. Cruzmaltinos e rubro-negros vão medir forças na manhã deste domingo, dia 30, a partir das 10h (horário de Manaus / 11h horário de Brasília), na decisão da IV Copa Brasil Manaus 2014, competição que está sendo disputada na arena montada no Complexo Turístico da Ponta Negra (Avenida Coronel Teixeira, próxima ao Anfiteatro).

Na rodada de semifinais, encerrada há pouco, na tarde deste sábado, dia 29, o ‘Gigante da Colina’, campeão em 2012, bateu o Vila Velha (ES) na disputa de pênaltis por 3 a 1 (Lucão, Igor Mello e Bokinha, marcaram pelos cariocas, Anderson fez pelos capixabas e Anderson Wesley perdeu), após empate em 3 a 3 no tempo normal (Mauricinho, Lucão e Jorginho, pelos vascaínos, Leandrão, Anderson Wesley e Anderson, pelo time de Vila Velha) e 0 a 0 na prorrogação. Antes, na primeira semifinal, o ‘Leão da Ilha’ rugiu alto e tirou o Flamengo na vitória por 5 a 3 (gols de André (2), Juninho (2) e Dieguinho, para os pernambucanos, Bruno Malias, Dino Tambaú e André, para os cariocas). ‘Regente’ da torcida após a vitória, o capitão Jorginho vibrou com o triunfo, mas manteve os pés no chão a um passo do bicampeonato.

– Temos que comemorar, sim, esse grande resultado, vencemos um time fortíssimo e estamos na final. Todos estão de parabéns pela entrega, pela maneira como a equipe se comportou em quadra, lutando, buscando o placar e, com essa torcida empurrando a gente, somos mais fortes. Esse resultado mostra a seriedade do nosso trabalho, este é o quarto ano da competição e estamos na final pela terceira vez, sempre chegando no pódio. Temos um grupo forte, equilibrado e muito unido, que gosta de estar junto, de jogar junto e de vencer junto – frisou o camisa 10.

André, um dos destaques do Sport Recife na competição, também exaltou sua equipe e elogiou o rival da decisão.

– Fico feliz por ter conseguido ajudar esse grupo maravilhoso, consegui fazer dois gols e estamos de volta à decisão. Ano passado, ficamos com o vice-campeonato e essa vitória contra o Flamengo tem um gostinho de ‘revanche’, já que perdemos para eles na final. Tivemos calma para vencer e, agora, vamos com tudo para buscar esse título inédito. O Vasco da Gama é um time fortíssimo, joga com a torcida e precisamos entrar muito atentos, não podemos dar espaços para eles, é uma final e vamos entrar em quadra com raça e coração – afirmou.

FLAMENGO 3 x 5 SPORT RECIFE
Embalado pela vitória na véspera, no clássico diante do Vasco da Gama, o Flamengo entrou em quadra confiante para a semifinal. Do outro lado, um adversário bem conhecido, o Sport Recife, a quem venceu na decisão da competição em 2013. Mas os pernambucanos mostraram logo nos primeiros minutos que queriam escrever uma história diferente em 2014. Aos 3’57″, Juninho acertou o travessão de Willian e quase fez o primeiro gol dos nordestinos. Dieguinho, de bicicleta, também levu perigo. O goleiro Du Alves arriscava com chutes perigosos e o Flamengo, pressionado, mexeu, mudou, entraram Bruno Malias e Dino Tambaú. Du arriscou, Felipe chutou rente à trave, mas foi o Rubro-Negro carioca quem estufou as redes: 1 a 0, a 30 segundos do fim, com Dino Tambaú.

O Sport começou bem o segundo período e Fernando DDI carimbou o travessão. Pouco depois, a equipe pernambucana pediu pênalti em Juninho, ignorado pela arbitragem. Mas Dieguinho, cobrando falta com perfeição, empatou: 1 a 1, aos 4’43″. Do passe espetacular de DDI saiu o gol da virada do Sport com André: 2 a 1, aos 5’47. O Flamengo levou o gol, mas não se abalou, assumiu o controle da partida e fez Du Alves aparecer com boas defesas. Numa disputa de bola no meio do campo entre Dieguinho e Bruno Xavier, pior para o primeiro, que precisou deixar a quadra sentindo o joelho direito e não voltou mais. André obrigou Willian a fazer um verdadeiro milagre aos 10″. Só que, a 44 segundos do fim, André avançou pela esquerda e cruzou para Juninho completar: 3 a 1.

Logo no comecinho da última etapa, Bruno Xavier perdeu grande chance de diminuir o placar numa cobrança de falta frontal. Juninho, numa linda bicicleta, acertou o ângulo de Willian: 4 a 1, aos 2’31″. O Flamengo descontou com André, numa trapalhada da defesa pernambucana: 4 a 2, aos 4’42″. Willian fez grande defesa em chute de Felipe e o cronômetro era mais um adversário do Flamengo. Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler ousou e lançou Bruno Xavier como goleiro-linha. Não deu certo. André enfileirou a defesa carioca e aumentou: 5 a 2, aos 9’18″. Bruno Malias ainda marcou para o time do Rio de Janeiro, fazendo 5 a 3 (10’37″), mas já era tarde demais para o atual campeão.

– Desperdiçamos muitas oportunidades e eles aproveitaram as chances que criaram. Perdemos, agora é descansar e lutar pelo terceiro lugar – resumiu Malias.

VILA VELHA 3 (0) (1p) x (3p) (0) 3 VASCO DA GAMA
Os primeiros minutos foram de estudo e de nervosismo por parte de Vasco da Gama e Vila Velha. E poucos espaços. Os goleiros Cesinha e Marquinhos se destacavam nos chutes perigosos e, também, como ‘articuladores’ das principais jogadas de ataque, com bons lançamentos. Bueno, de calcanhar, quase abriu para o time carioca. Camilo Neves deu a resposta e Anderson acertou o travessão de Cesinha. Até que Camilo, de cabeça, abriu o placar: Vila Velha 1 a 0, aos 7’13″. Bokinha dava trabalho para Marquinhos, o Vasco apertava, buscava o empate e ele veio, a 20 segundos do fim. Alan cobrou falta, Marquinhos deu rebote e Lucão, de voleio, marcou: 1 a 1. A 11 segundos do fim, Leandrão, de falta, marcou um golaço para os capixabas: 2 a 1.

Betinho acertou um belo chute em lance de bola parada e Marquinhos espalmou com a ponta dos dedos no início da segunda etapa. Rui respondeu e Cesinha mostrou segurança. Com jogo equilibrado, o Vasco era mais incisivo, mais perigoso, mas dava espaços e Vila Velha aproveitava para contra-atacar em velocidade. Jordan teve boa chance de empatar, mas a bola passou por cima. O Cruzmaltino tinha seus melhores momentos nas cobranças de faltas. Foi assim que Jorginho, de falta, deixou tudo igual: 2 a 2, aos 8’58″. Ânimos exaltados, divididas duras e a bola de Camilo Neves parou na trave. Cesinha, mais uma vez, apareceu bem e carimbou a trave num chute violento de longe. A cinco segundos do fim, Mauricinho, em jogada típica de pivô, virou: 3 a 2.

O Vila Velha voltou em ritmo alucinante para o período final. Anderson empatou para a equipe capixaba: 3 a 3, aos 1’13″. O Vasco dominava, Léo Braga mexia com suas opções, tentava furar o bloqueio rival, criava chances, mas Marquinhos mantinha o placar igual. O cronômetro corria e aumentava o nervosismo de cariocas e capixabas. Anderson Wesley, no minuto final, teve ótima chance, mas o chute saiu torto. Na prorrogação, Anaílton entrou no gol no lugar de Cesinha e o camisa 12 quase deu a vitória ao ‘Gigante da Colina’, num chute que parou na trave a 30 segundos do fim. A resposta veio com Leandrão, também na trave. Nos pênaltis, Lucão, Igor e Bokinha marcaram pelo Vasco da Gama, Anderson fez pelo Vila Velha e Anderson Wesley desperdiçou. Vasco da Gama na final. E rumo ao bicampeonato.

– Jogamos de igual para igual. Sabíamos da força do Vasco, que é superior no papel, mas lutamos até o fim. As pernas ficaram pesadas, perdemos nos pênaltis, mas saímos de cabeça erguida. E o campeonato não acabou, temos a disputa pelo terceiro lugar e vamos lutar por isso – prometeu o capixaba Rui.

LUTO E UM MINUTO DE SILÊNCIO
As equipes que disputaram as semifinais da competição entraram de luto em homenagem às vítimas do grave acidente ocorrido na noite da última sexta-feira, dia 28. Em respeito, a organização respeitou um minuto de silêncio antes dos dois jogos das semifinais.

DEMAIS RESULTADOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
Mais informações sobre a IV Copa Brasil Manaus pelo site www.mpcrio.com e pelo Twitter @mpcrio.com.
Fotos em alta resolução à disposição para download pelo link http://www.mpcrio.com/imprensa/banco-de-imagens/?wppa-album=205&wppa-cover=0&wppa-occur=1.

Dez equipes de sete estados e quatro regiões do país estão confirmadas na competição: Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ), Botafogo (RJ), Fluminense (RJ), Vila Velhense (ES), Sampaio Corrêa (MA), Avaí (SC), Sport Recife (PE), Vitória (BA), além do anfitrião Manaus EC (AM). Esta é a quarta edição do torneio que, até hoje, só viu times cariocas levantarem a taça de campeão: Flamengo (2013), Vasco da Gama (2012) e Botafogo (2011). Ao todo, são 120 jogadores, entre eles 46 atletas com passagens pela Seleção Brasileira, sendo nove campeões da Copa do Mundo FIFA. Apenas dois atletas e um treinador são bicampeões do evento: os atacantes Fred e Bruno Malias, e o técnico Gilberto Costa. O campeonato na capital amazonense vale ainda como II Etapa do Circuito Brasileiro (o Vasco da Gama sagrou-se campeão no torneio de abertura, em janeiro, em Vitória-ES).

GRUPO A – Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ), Avaí (SC) e Vitória (BA)
GRUPO B – Manaus EC (AM), Sport Recife (PE) e Fluminense (RJ)
GRUPO C – Botafogo (RJ), Sampaio Corrêa (MA) e Vila Velha (ES)

TABELA DA COMPETIÇÃO
1ª rodada (26.03)
Jogo 01 / GC – Sampaio Corrêa 5 x 6 Vila Velha
Jogo 02 / GA – Flamengo 3 (0) (3p) x (2p) (0) 3 Vitória
Jogo 03 / GA – Sport Recife 4 x 2 Fluminense
Jogo 04 / GB – Vasco da Gama 9 x 4 Avaí

2ª rodada (27.03)
Jogo 05 / GC – Botafogo 2 x 3 Sampaio Corrêa
Jogo 06 / GA – Vasco da Gama 3 (0) (3p) x (1p) (0) 3 Vitória
Jogo 07 / GA – Fluminense 5 x 6 Manaus EC
Jogo 08 / GB – Flamengo 9 x 3 Avaí

3ª rodada (28.03)
Jogo 09 / GA – Vitória 3 (0) (3p) x (4p) (0) 3 Avaí
Jogo 10 / GB – Botafogo 6 x 5 Vila Velha
Jogo 11 / GA – Flamengo 6 x 3 Vasco da Gama
Jogo 12 / GC – Manaus EC 5 x 6 Sport Recife

Semifinais (29.03)
Jogo 13 – Flamengo 3 x 5 Sport Recife
Jogo 14 – Vila Velha 3 (0) (1p) x (3p) (0) 3 Vasco da Gama

Final (30.03)
Jogo 15 – 8h – Disputa de 3º lugar – Flamengo x Vila Velha
Jogo 16 – 10h – Decisão – Sport Recife x Vasco da Gama
* horários de Manaus (considerar o fuso horário de 1h a menos em relação à Brasília)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.