Notícia esportiva em primeiro lugar!

Basquetebol: História e vídeos de Franco Ferreira de Sousa

Veja lances da decisão do Campeonato Paraibano de basquetebol de 2013 categoria até 15 anos e jogadas do Campeonato Brasileiro de basquetebol Sub 15, com a participação do pivô Franco Ferreira de Sousa.

 

franco mat 4Com 15 anos de idade chegou aos 2.002 m de altura. Ainda garoto dos 5 aos 8 anos iniciou a prática esportiva migrando pela natação, capoeira, judô, futebol de salão, futebol de areia, mas se adaptou mesmo no basquetebol. Nesse esporte ele tomou gosto conquistando os títulos de campeão paraibano, jogos escolares e torneios regionais de sua categoria até ficar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, colocando a Paraíba pela primeira vez na Primeira Divisão e medalha de prata na Segunda Divisão e segundo colocado nos jogos escolares brasileiros.

Este é um pouco da história de Franco Ferreira de Sousa, filho de Jefferson Almeida de Sousa e Cassiana da Silva Ferreira. Ele é neto de Edivaldo Almeida e Antônia Almeifrnco mat 6da de Sousa por parte de pai e de Franco Ferreira e Gloria Ferreira pelo lado da mãe. O gigante da família tem a credibilidade para se tornar um jogador de basquetebol profissional e recebe o incentivo do professor Adriano Lucena, o responsável pelos primeiros ensinamentos ao garoto.

Nascido no dia 4 de fevereiro de 1999, final do século XX, Franco Ferreira de Sousa tentou praticar a natação no Clube dos Oficiais, com cinco anos de idade. Depois passou a fazer capoeira no CA, tendo como professor Juliano Coiote. Franco Ferreira de Sousa também jogou futebol de salão e foi campeão da Taça Sesc Sub 5, sendo orientado pelos professores Nivaldo e Limeira.

Por ser muito alto, era um jogador desajeitado junto aos coleguinhas, todos miudinhos. Também foi campeão paraibano Sub 7, jogando pelo Moroni, no futsal, comandado pelos professores Célio Freire e Alexandre. Na época os treinos eram realizados no Sindicato dos Bancários, na Avenida Beira-Rio.

franco mat 5Na decisão eles empataram com o Clube dos Oficias, jogando na casa do adversário, em jogo que teve uma pressão foram do comum, da torcida local, formada por pais e mães dos meninos do COPM. Em seguida, quando estava com oito anos, passou a praticar judô sendo orientado pelos professores Celso e Jordânia, no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar.

Depois se transferiu para a Academia Magno nos Bancários tendo como professor Renato Vieira. Ainda fez um estágio no futebol de areia, com os professores Cássio Freire e Alexandre. Até que Franco Ferreira de Sousa se adaptou e frequentava com vontade os treinos.

Quando ele completou 9 anos, Franco Ferreira de Sousa, entrou no basquetebol do Colégio Lourdinas, recebendo as primeiras orientações dos professores Elizangela Nascimento e Adriano Lucena, treinando já na categoria pré-mirim obteve suas primeiras medalhas em competições não oficiais.

Entre as conquistas está o Festival Paraíba x Rio Grande do Norte. Em 2010 passou a treinar no Colégio Motiva, com onze anos de idade já atuava pelo Sub 13, fazendo parte do timecampeão paraibano. Ganhou ainda o Torneio PB teen, em João Pessoa.

O treinador Adriano Lucena (D) comanda a seleção franco mat 3paraibana de basquetebol sub 15

Durante este período ele ainda disputou a Copa Sesc em Recife, atuando pelo Colégio Motivo, daquela cidade, onde foi campeão. Ainda foi campeão em 2011 dos Jogos Escolares Municipais e medalha de prata nos Jogos Escolares Estaduais. Já estudando no Motiva foi campeão dos Jogos da Amizade que reúne cerca de dez escolas do Nordeste, todos os anos. Competição que foi disputada em Campina Grande.

Mas, as maiores conquistas na carreira de Franco Ferreira de Sousa aconteceram na temporada de 2012, campeão dos Jogos da Amizade, disputados em João Pessoa. Medalha de ouro nos Jogos Escolares da Primeira Região e dos Jogos Escolares Estadual, disputado com os vencedores das outras regiões de ensino.

Ainda representou a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O maior feito de Franco Ferreira de Sousa foi fazer parte da delegação paraibana medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub 15, disputado na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Esta foi a primeira fez que o basquetebol masculino paraibano teve acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Para completar a temporada de 2012, Franco Ferreira de Sousa ainda foi campeão paraibano de basquetebol, categoria até 13, com o colégio Motiva de João Pessoa, vencendo o Geo Sul, por 57 a 16, em jogo disputado, no ginásio do Motiva. Além disso, Franco Ferreira de Sousa ainda recebeu o troféu de cestinha da competição, tendo marcado 200 pontos.franco mat

Em 2013, Franco Ferreira já conquistou medalha de ouro nos Jogos da Amizade, disputados em Natal.  Foi campeão dos Jogos Escolares da Primeira Região de Ensino. Ganhou Ouro nos Jogos Escolares da Paraíba. Campeão paraibano. Medalha de prata nos Jogos Escolares Brasileiros, em Natal, todos na categoria Sub 14. Foi campeão paraibano Sub 14, com o Motiva vencendo ECCB. Agora conquistou o título o Campeonato Paraibano Sub 15, com o Motiva vencendo o ECCB duas vezes (71×51, 69×21), na fase final,  e faz parte da Seleção Paraibana que vai disputar o Brasileiro Sub 15, em Joinville.

Na temporada de 2014, ele fez parte da seleção paraibana sub15, medalha de prata no Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão disputado em Poços de Caldas. O troféu de melhor reboteiro da competição ficou com Franco Ferreira (PB), enquanto o número 1 nas assistências foi Paulo Araújo (PB).

A Seleção do campeonato foi formada por: armadores – Rafael Augusto (CE) e Paulo Araújo (PB); alas – Tomas Collman (MS) e João Mercuri (BA); e pivô: Franco Ferreira (PB). O time paraibano tem o comandado do professor, Flávio Eduardo e contou com: Bruno Palhano Martins dos Santos, Bruno Vitor Cordeiro Brito, Franco Ferreira, Gabriel Miranda, João Marcos, José Júlio, Lucas Grigorio, Paulo Espínola Lucena, Pedro Mendes, Rafael Oliveira e Saulo Dantas.

1ª rodada – Dia 5 de agosto
Paraíba 69 x 38 Bahia (11h)
2ª rodada – Dia 7 de agosto
Ceará 82 x 62 Paraíba (11h)
3ª rodada – Dia 8 de agosto
Paraíba 68 x 57 Maranhão (17h)

4a rodada – Dia 9 de agosto

Paraíba 60 x 53 Mato Grosso do Sul

5a rodada – Dia 10 de agosto

Paraíba 52×78 Ceará

Na penúltima competição, na temporada de 2014, Franco Ferreira ajudou a Paraíba no Campeonato Brasileiro de basquetebol até 17 anos, em Goiânia-GO, conquistando a medalha de prata. Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino e Masculino da 1ª e 3ª Divisões terminou, nesta terça-feira (dia 20 de novembro de 2014), na capital Goiânia (GO). Durante nove dias, cerca de 1.200 pessoas estiveram envolvidas na maior competição do basquete de base do país, entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Além do intercâmbio esportivo, a competição mostrou jovens atletas que brevemente poderão integrar as próximas Seleções Brasileiras.

Tabela e Resultados

Fase de Classificação

Paraíba    50x 39  Amazonas, Piauí  15×106  Paraíba, Roraima 39×68  Paraíba

Fase semifinal

Paraíba 49×43  Alagoas, Pernambuco 69 x46   Paraíba

A Paraíba contou com Agnubson Medeiros de Oliveira, Alexandre Magno Nenes de Melo Filho, Alexei Alencar de Ferrer Arruda, Carlos Eduardo da Silva França, Elias Leal da Silva Júnior, Franco Ferreira de Souza, Marcelo de Oliveira, Matheus Markus, Paulo Lucena de Araújo, Ramon José Saraiva Gonçalves e Sérgio da Silva Moura Santos Filho. O time foi comandado por Janaina Chianca de Souza. Foram cinco jogos, com quatro vitórias.

Para encerrar a temporada de 2014, Franco Ferreira ainda comemorou o título de campeão paraibano Sub 15, além de ser o cestinha da competição. Na final, ele ajudou o time do Motiva a vencer o Curujinha por 71 a 15, fazendo 21 pontos.

É campeão, é campeãoo, é campeãooo… Este foi o grito dos torcedores, familiares e jogadores e comissão técnica do Colégio Motiva ao final da partida desta terça-feira, confirmando o encerramento do Campeonato Paraibano de basquetebol masculino, categoria Sub 15 de 2014.

Os meninos comandados por Adriano Lucena não tiveram dificuldade para vencerem o colégio Curujinha por 71 a 15, no ginásio I do Motiva, em Tambaú.

Motiva contou com Paulo Espínola Lucena, Pedro Mendes, Gabriel Miranda, Franco Ferreira, Aleudylson, Roberto, André, Raul, Rafael Oliveira, Nuno, Lucas, Gustavo, Lucas Grigorio, todos comandados por Adriano Lucena.

O time do Curujinha mostrou muita determinação esteve com Denis, Rafael, Mateus I, Mateus II, Mateus III, Lucas, Wellington, João Vitor, Júlio, Weslisson e Osny.

 

Deixe um comentário