VOCÊ SE LEMBRA DE FERNANDO HELENO? - SóEsporte
Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DE FERNANDO HELENO?

VOCÊ SE LEMBRA DE FERNANDO HELENO?

 

Ele como muitos outros profissionais, veio do vizinho estado de Pernambuco trabalhar  na  cidade de João Pessoa e com o tempo se apaixonou por nosso povo, nossa cultura, nossa culinária e principalmente pelo nosso futebol. Daqui só saiu para o céu.

Fernando Heleno Duarte, o popular “O Autêntico”, começou a sua respeitada carreira no final da década de sessenta, em uma rádio AM da cidade de Olinda, depois se transferiu e brilhou como comentarista esportivo na Rádio Clube do Recife; quando foi na década de setenta  veio para o jornalismo esportivo da Paraíba, tendo passagens por vários veículos de comunicação da capital, como: Rádio Tabajara, Miramar, CBN, Rádio Correio, Rádio Arapuan, O Norte e Sanhauá.

Em seus comentários simples e objetivos, Fernando Heleno sempre primava pela imparcialidade e coerência, daí surgindo uma legião de admiradores do seu trabalho, chegando ao ponto de ser imitado pelos profissionais iniciantes na carreira radiofônica. Para muitos ele foi um exemplo e um grande professor. Ele imprimiu uma marca própria ao comentário esportivo.

Em várias gestões colaborou com os seus amplos conhecimentos – ele era Advogado e professor universitário – com o seu órgão de classe, a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado da Paraíba – ACEP.

O seu amor e dedicação ao futebol paraibano não se limitou ao microfone das rádios e canais de televisão. Quando necessário ele também foi investido na função de dirigente de clube, pois presidiu o Botafogo Futebol Clube, mesmo sendo por poucos meses e em época bastante difícil para a agremiação alvinegra da estrela vermelha.

E quando foi no mês fevereiro de 2016 o “Autêntico” Fernando Heleno, com setenta e cinco anos de idade, faleceu em um dos hospitais da capital, deixando viúva a ex-vereadora,  bióloga e ambientalista Paula Frassinete Lins Duarte, um filho e três netos.

O futebol paraibano ficou de luto… A imprensa esportiva ficou menor!

Eu acredito que, no dia de hoje, o “Autêntico” já deve ter se reunido com Geraldo Cavalcante, Ivan Tomaz, Hitler Cantalice, Hermes Taurino, Ivan Bezerra e Abmael Morais e começado mais uma jornada esportiva, não nas cabines de imprensa do estádio Almeidão, que por muitos anos recepcionou esses consagrados radialistas esportivos paraibanos, mas em uma nuvem branca e iluminada, lá no céu, com as bênçãos e admiração de São Pedro.

Para nós torcedores, cronistas e desportistas, ficou a certeza de que Fernando Heleno Duarte, o popular comentarista esportivo “Fernando Heleno”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas, na brilhante história do futebol paraibano.

 

Este artigo constará no nosso próximo livro sobre o futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo

Causos e Lendas do Nosso Futebol

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.