Yane Marques fica em 8 na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno - SóEsporte
Futebol

Yane Marques fica em 8 na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

A outra brasileira na disputa, Priscila Oliveira, foi a 33ª; Ucrânia levou o ouro e o bronze

A pequena Níjni Novgorod, no extremo oeste da Rússia, recebeu nomes de peso do Pentatlo Moderno mundial feminino nesta sexta-feira, 31. A cidade a cerca de 450 km da capital Moscou é palco da Final da Copa do Mundo da modalidade, que foi aberta hoje com a disputa entre as mulheres. Trinta e seis pentatletas de 17 países se enfrentaram nas cinco provas do esporte (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida) de olho nos primeiros lugares do pódio da competição.

O Brasil esteve representado por Yane Marques, que ficou em 8ª depois de somar 5.236 pontos e Priscila Oliveira, 33ª (4.664). As duas fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife e são Terceiro Sargento do Exército pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Por causa das importantes conquistas nos últimos anos, elas recebem o benefício do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O ouro da Final da Copa do Mundo foi conquistado pela medalhista de bronze em Pequim 2008, a ucraniana Victoria Tereshuk (5.440). A campeã já havia subido no lugar mais alto do pódio da Copa deste ano na etapa norte-americana (em fevereiro, nos Estados Unidos) e foi prata na quarta qualificação (no início do mês, na Hungria). O segundo lugar ficou com a russa Ekaterina Khuraskina (5.412) e o bronze para a conterrânea de Tereshuk, Ganna Buriak (5.388), que foi ouro nas terceira e quarta etapas (China e Hungria).

“Estou me sentindo muito bem por ter ganhado aqui. Estou tão feliz. Hoje estava me sentindo muito forte e começando o combinado em terceiro, eu sabia que se atirasse bem, poderia ganhar”, conta a campeã da Final da Copa do Mundo.

Ao longo do dia, a brasileira Yane Marques se manteve entre as primeiras colocadas a cada prova realizada e chegou a começar o evento combinado de tiro e corrida empatada em terceiro lugar com Tereshuk, mas não conseguiu manter o ritmo ao longo das séries da última disputa. A pernambucana começou em 6º na esgrima, depois de vencer 22 duelos e conquistar 928 pontos. Priscila foi a 27ª na luta com a espada depois de 14 vitórias e 736 pontos somados.

Com a natação, Yane foi para a 2ª colocação depois de fazer o 5º melhor tempo na piscina. Ela terminou os 200 metros estilo livre em 2min11s18, levando 1.228 pontos. Priscila também nadou bem, cravando o 12º tempo da prova, 2min14s13 (1.192).

Após o hipismo, Yane foi para o 3º lugar ao garantir 1.140 pontos na prova. Já Priscila fez a 33ª melhor apresentação no salto com o cavalo (828).

No evento combinado, Yane fez o 22º tempo da prova (13min35s40), o que lhe rendeu 1.940 pontos. Priscila terminou as quatro séries de cinco acertos de tiro intercaladas com 800 metros de corrida no 26º tempo, 13min43s90 (1.764).

A campeã da Final da Copa do Mundo do ano passado, a lituana Laura Asadauskaite, atual campeã olímpica, ficou em 4º com 5.328 pontos. A alemã Janine Kohlmann foi a 5ª (5.300), a norte-americana Margaux Isaksen, ouro no Pan de Guadalajara e 4ª nos Jogos de Londres, foi a 6ª (5.284) e a atual campeã Mundial, a inglesa Mhairi Spence, a 7ª (5.256). A medalhista de prata nos Jogos da Inglaterra, a inglesa Samantha Murray foi a 30ª (4.816).

Neste sábado, 1º de junho, é a vez dos homens encararem a disputa deles. Assim como hoje, vão estar presentes grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, dentre eles os medalhistas de ouro e bronze nos Jogos de Londres, o theco David Svoboda e o húngaro Adam Marosi, respectivamente. No domingo, 2, é a vez do revezamento misto. O Brasil não terá representantes nestas disputas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.