Mais uma vez o atletismo paraibano mostra sua força. Matheus Alves Aguiar disputa medalha de ouro.
Mesmo com as políticas esportivas para as competições amadoras no Brasil continuando sendo um descaso. Os atletas têm mais dificuldades para viajarem que para competirem. O grande exemplo é o paraibanoMatheus Alves de Aguiar que precisou de uma ‘vaquinha’ para chegar Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, em Bragança Paulista (SP).
Matheus Alves de Aguiar estreou no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20, ontem à tarde, com o tempo de 1.52.92 se classificando para a final que acontece amanhã, às 15h, que luta pelo bicampeonato nacional. A prova acontece no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
Terceiro no ranking brasileiro nos 800 metros rasos, considerado melhor atleta na prova na Paraíba, ele lamenta não tem ajuda das políticas esportivas dos governos locas e de empresários, pelos menos, para ter condições de viajar e representar a Paraíba em uma competição tão importante.
A competição é a última oportunidade de obtenção de índices para o Mundial Sub-20 da Finlândia, em julho. Enquanto a Paraíba manda apenas Matheus Alves de Aguiar, a competição tem recorde de 881 atletas, inscritos por 123 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, além de um convidado do Chile.
Para chegar em São Paulo,Matheus Alves de Aguiar, viajou sozinho. A passagem foi paga pela Federação Paraibana de Atlético, que tem como presidente, Jonatas Martins. As despesas tiveram ajuda dos familiares e seu treinador Luis Alcides, que não teve como acompanhá-lo, para evitar mais gastos.
A mãe dele, dona Maria Aparecida é funcionária pública de João Pessoa e o pai, o senhor Severino Belarmino está sem trabalho, devido um problema de saúde. Mesmo assim o atleta é otimista. “Não reclamo. Treino todos os dias, para conseguir meus objetivos, para continuar entre os primeiros do Brasil”. Ele treina, todos os dias da semana na UFPB.
Matheus Alves de Aguiar já foi campeão brasileiro nos 800m, em 2016. Ele para garantir o terceiro lugar no ranking brasileiro obteve a marca de 01:52.9, no dia 2 de março deste ano, em Recife. Por necessidade de representar um clube ele é filiado ao Kashima, de João Pessoa.
Para lutar pela medalha de ouro Matheus Alves de Aguiar entra na pista amanhã, às 15h, e enfrenta Max Paulo Oliveira dos Santos (RJ), Lucas Pinho Leite (MT), Gabriel Rodrigues da Silva Moreira (SP), Rafael da Silva Fortunato (SP), Jeferson Alberto dos Santo (PR), Josue Botelho da Silva Junior (MG) e Pedro Luiz Tombolim de Souza (PR).