135 projetos de curtas documentários foram inscritos no Concurso IV do MEMÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO - SóEsporte
Futebol

135 projetos de curtas documentários foram inscritos no Concurso IV do MEMÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO

image top

Do total de inscritos, 46% são do estado de S.Paulo, 32% do Rio e 22% de outros estados – Bahia, Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Uma comissão técnica formada por Lina Chamie, Heber Moura Trigueiro, Elisa Tolomelli, Newton Cannito e José Trajano fará avaliação dos projetos

 

A quarta edição do Memória do Esporte Olímpico Brasileiro recebeu 135 incrições de documentários, em 60 diasA comissão de seleção vai escolher os títulos que estarão habilitados a participar do pitching, a ser realizado no final de março. Cada um dos oito projetos vencedores receberá R$ 230 mil para produzir seu filme.

Os recursos para a produção dos documentários somam R$ 1.840 (um milhão, oitocentos e quarenta mil reais) e os filmes a serem produzidos serão exibidos no Canal ESPN e outras janelas, além de fazerem parte do acervo do Memória do Esporte, que tem como principal objetivo o  resgate e a divulgação da história dos atletas olímpicos brasileiros.

Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o projeto é patrocinado pela Petrobras, ESPN e EBrasilenergia e tem o apoio da ABPITV, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro está com sua continuidade garantida até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

 

Comissão técnica de seleção

LINA CHAMIE  Cineasta paulista nascida em 1961, estreou na direção de longa-metragem com Tônica Dominante (2001), um filme de tom poético em que a música é o tema central. É filha do escritor e poeta Mário Chamie e estudou música e filosofia na Universidade de Nova York (NYU). Fez mestrado na Manhattan School of Music e trabalhou no departamento de cinema da NYU. Seu segundo longa-metragem, A Via Láctea (2007), foi exibido também na Semana Internacional da Crítica do Festival de Cannes 2007 e conquistou o Prêmio Casa de América no Cine en construcción San Sebastián 2006. Lançou nos cinemas os documentários Santos – 100 Anos de Futebol Arte (2012) e São Silvestre (2013), e, em 2014 a ficção Os Amigos .

 

HEBER MOURA TRIGUEIRO – Cineasta – Formado em cinema pela Los Angeles City College, EUA, atua no mercado de cinema brasiliense desde 1996, quando co-dirigiu o curta metragem Razão Para Crer. Roteirista, produtor executivo, produtor, editor de som, finalizador, assistente de direção, diretor e montador, Heber atuou também, como Parecerista Técnico de projetos para o MINC. Os longas Senta a Pua! (prêmio de melhor montagem no Festival de Natal), A Cobra Fumou e o curta Apenas Um Saxofone, adaptado da obra de Lygia Fagundes Telles, estão entre seus principais trabalhos. Atualmente é servidor público da Secretaria do Audiovisual.

 

NEWTON CANNITO – Doutor pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Cannito trabalhou como roteirista na série de TV  9mm e, no cinema, em Quanto vale ou é por quilo?. Graduado em cinema e Mestre em televisão pela USP, assina o roteiro de  “Quanto Vale ou é por Quilo?”, de Sergio Bianchi (2005);  “O mistério da Estrada de Sintra”, co-produção Brasil Portugal dirigida por Jorge Paixão da Costa (2006);  “Broder”, de Jéferson De (2008).  Em TV,  foi roteirista das séries “Cidade dos Homens”, Globo/ 02 filmes e “Alerta Vermelho”, FOX/Moonshot. Entre os documentários, destacam-seViolência S.A. Premio doctv/ Tv Cultura e Jesus no Mundo Maravilha Premio DocTV/Ibero América. É co-autor, com Leandro Silva, do livro Manual de Roteiro, publicado pela Editora Conrad com Leandro Saraiva.

 

ELISA TOLOMELLI tem formação Publicitária e trabalha em cinema há mais de 25 anos. Durante esse período acumulou experiência em várias etapas da produção cinematográfica: Roteiro, Direção, Produção, Distribuição e Exibição. Escreveu e produziu A Menina do Lado (com Reginaldo Faria), entre outros filmes. Foi a produtora-executiva de grandes sucessos como AcquariaMulheres do Brasil,Como EsquecerCidade de DeusSonhos RoubadosCentral do BrasilLavoura ArcaicaBenjaminMargaret Mee e a Flor da Lua e A Hora e a vez de Augusto Matraga. Atualmente, está produzindo os filmes A Floresta que se Move, de Vinícius Coimbra e Berenice Procura, de Flávia Lacerda.

 

JOSÉ TRAJANO – brasileiro, jornalista e comentarista esportivo. Foi diretor de jornalismo da ESPN Brasil. Atualmente, participa dos programas Linha de Passe ePontapé Inicial da ESPN Brasil e também é comentarista da Rádio Eldorado, desde a parceria firmada com a emissora de televisão. Cobriu as Copas de 70, 82, 94, 98 e 2006 e 2010. Cobriu as Olimpíadas de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Fundador da ESPN no Brasil, passou por várias redações importantes, como Veja, Istoé, Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo, TV Globo, TV Cultura, TV Bandeirantes e Diário Lance! Está na profissão desde os 16 anos. Um dos idealizadores do Programa Petrobras Esporte & Cidadania e do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.