15ª Fórmula SAE BRASIL reúne 72 carros produzidos por estudantes e termina amanhã, com Enduro - SóEsporte
Automobilismo

15ª Fórmula SAE BRASIL reúne 72 carros produzidos por estudantes e termina amanhã, com Enduro

Com recorde histórico de inscrições, a 15ª Competição Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS teve 72 equipes inscritas com projetos de carros de alto desempenho. São 54 carros movidos à combustão e 18 de propulsão elétrica, projetados e construídos por estudantes de engenharia, que disputam as diversas provas realizadas no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

Iniciada nesta quarta, a competição segue até domingo, 2 de novembro, com entrada aberta ao público.
As equipes – 68 brasileiras e quatro estrangeiras (Colômbia, Peru, Venezuela e México) – passam por inspeção técnica  (frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios), feitas por juízes, engenheiros da indústria automobilística, e no domingo disputam o Enduro em pista com obstáculos.
Aquelas que obtiverem a melhor pontuação na soma geral das provas na competição brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, nos Estados Unidos, em 2019, realizada pela SAE International. A vencedora na categoria Combustão poderá disputar a Fórmula SAE Michigan (de 8 a 11 de maio), enquanto a campeã da categoria Elétrica e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Fórmula SAE Lincoln (de 19 a 22 de junho).
Vindas de 11 Estados e Distrito Federal as equipes brasileiras representam 57 instituições de ensino superior e concorrerão nas categorias Combustão e Elétrica. As quatro estrangeiras disputam na categoria Combustão. São Paulo lidera em volume de inscrições com 20 equipes, seguido por Minas Gerais com 14, Paraná com sete, Rio de Janeiro com seis e Santa Catarina com cinco. Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal contarão com três cada um, e Bahia com duas equipes. Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão uma equipe cada, assim como as equipes estrangeiras – México, Colômbia, Venezuela e Peru.
Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 300 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.
História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. O Brasil integrou o grupo Top Ten duas vezes na disputada competição da categoria nos Estados Unidos. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos. O Brasil ingressou nessa categoria da prova em 2012, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos das novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas tendências da engenharia. Na categoria, o Brasil é bicampeão nos Estados Unidos.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
15ª Competição Fórmula SAE BRASIL – PETROBRAS
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2018
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP
Dia 28 quarta-feira – chegada das equipes e secretaria
Dia 29 (quinta-feira), das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança.
Dia 30 (sexta-feira), das 9h às 16h – Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído e inclinação) e design (custo, projeto e negócios).
Dia 1 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 2 (domingo), das 9h às 12h – Enduro.
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.