Botafogo é o campeão do Campeonato Brasileiroo da Série D - SóEsporte
Futebol

Botafogo é o campeão do Campeonato Brasileiroo da Série D

BotafogoxJuventude-03-11-13.O Botafogo-PB é o campeão do Campeonato Brasileiroo da Série D. Depois de uma campanha memorável, com 11 vitórias, dois empates e três derrotas, o Belo carimbou o ano perfeito com o título da competição nacional. Na tarde deste domingo, o clube paraibano venceu o Juventude por 2 a 0 para alegria dos mais de 20 mil torcedores, que lotaram o Estádio do Almeidão. A partida, que foi transmitida pela Rádio Caxias 930 AM, bateu o recorde de público do torneio. O embate também foi acompanhado pelo Placar FI. Além do campeão e do vice, Salgueiro-PE e Tupi-MG também conquistaram a classificação à Série C.

O resultado de 1 a 0 já bastava para o Botafogo ficar com o título inédito da Paraíba. Porém, conseguiu marcar mais um nos minutos finais do embate e carimbar de vez a conquista do título. O Belo jogava pelo placar mínimo, pois marcou um gol fora de casa.

Como venceu a partida de ida por 2 a 1, o Juventude precisava apenas de um empate para ficar com o título. O Verdão tentou, foi guerreiro, mas não conseguiu furar o bloqueio do Botafogo, mas o objetivo principal foi conquistado: o acesso.

Belo na frente!
A festa estava preparada. Os torcedores lotaram o Estádio do Almeidão e viram o Botafogo-PB iniciar o combate em cima do Juventude. O Belo perdeu a primeira chance logo aos dois minutos. Lenílson achou Fausto. O atacante arriscou o chute, mas a bola foi para fora. O Juventude respondeu. Rogerinho chutou para a linha de fundo.

Aos nove minutos, outra tentativa do Botafogo. Pio mandou de longe. Airton fez linda defesa. Em seguida, após cobrança de escanteio de Pio, Lenínson desviou. A bola foi parar com Rafael Aidar, que perdeu chance incrível, ao mandar a bola para fora. Na pressão, o Belo enfim conseguiu furar o ferrolho do Juventude. Aos 20, Pio lançou na área. Mário subiu mais do que os adversários e, de cabeça, abriu o placar.

O Juventude acordou depois do gol sofrido e foi em busca do empate. Aos 32 minutos, Rogerinho recebeu belo passe, dominou e chutou para fora. A bola tirou tinta da trave de Remerson. Aos 43, Rogerinho fez boa jogada e soltou a bomba. A bola passou perto do gol do arqueiro do Belo e seguiu para a linha de fundo.

Fechou a conta!
Atrás no placar, o Juventude não teve outra escolha, a não ser se jogar ao ataque e foi o que fez. Aos cinco minutos da segunda etapa, Paulo Josué aproveitou o cruzamento e de primeira mandou para fora. O Verdão saiu para a pressão, mas não conseguia furar o bloqueio bem postado do Botafogo, que voltou a atacar.

Aos 16 minutos, Warley foi derrubado pelo goleiro Airton, que saiu nos pés do atacante, e pediu pênalti. O árbitro nada deu. Em seguida, o atacante pegou a sobra do arqueiro do Juventude, mas demorou para chutar. A zaga do Verdão foi mais rápida e afastou o perigo.

O Juventude respondeu aos 21 minutos. Rogerinho cruzou na cabeça de Diogo, que testou firme para a boa defesa de Rémerson. Logo em seguida, Ermel soltou a bomba, mas a bola bate nas redes pelo lado de fora. Nos minutos finais, o Belo ainda marcou o segundo, que garantiu o título. No contra-ataque, Rafael Aidar recebe livre de marcação e tocou para o fundo das redes, sem chances para Airton.

Botafogo vence e é Campeão Brasileiro

 

Foi para escrever mais um capítulo na história do futebol paraibano, que a equipe do Botafogo acreditou e levou o time à conquista do tão sonhado título de um Campeonato Brasileiro, feito inédito para os clubes do estado. Neste domingo (03), os guerreiros do Belo lutaram e com a torcida apoiando do início ao fim, fez o que precisava e venceu o Juventude/RS.

 

Foi com um placar de 2 a 0 que o grupo soltou o grito de Campeão. Precisava apenas de 1 a 0, mas o time fez mais para sagrar-se o melhor do país na Série D, com o Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão, lotado.

 

O alvinegro da estrela vermelha acabou com a festa de quem tinha a vantagem. A equipe aproveitou o caldeirão que ecoava gritos e cânticos, ergueu o troféu e comemorou junto com a torcida botafoguense.

 

Mas não foi simples. Doda toca para Pio, que chuta de longe, mas o goleiro faz uma grande defesa. Logo depois Pio novamente, desta vez cobra escanteio, Lenilson toca de cabeça e Rafael Aidar completa, mas goleiro defende.

 

Com um adversário de peso do outro lado, foi preciso esperar até os 21 minutos para começar a acreditar que seria possível. Pio cobrou escanteio e Mario, que havia, durante a semana, prometido balançar as redes, meteu a cabeça e colocou o Belo na frente.

 

A torcida, que já cantava, então explodiu a apreensão permaneceu por todo o restante do jogo, mas o resultado foi o necessário. Mesmo já tendo o placar que precisava, os guerreiros do Belo não se satisfizeram. O ataque continuava funcionando enquanto a zaga fechava a defesa e impedia os avanços do Juventude que corria atrás do prejuízo.

 

Celico chuta com perigo de longe e obriga o goleiro a fazer uma bela defesa. E quando já estava nos acréscimos e o Juventude atacando, Rafael Aidar recebeu, cruzou o campo e invadiu a área para mandar para o fundo das redes e sacramentar o título.

 

Aí então foi só esperar o apito final e começar a festejar. Com a taça na mão, os jogadores fizeram a volta olímpica. O Belo é o primeiro paraibano Campeão Brasileiro, é a história sendo escrita.

 

Ficha Técnica

Botafogo: Remerson, Ferreira, Mario, André Lima e Celico; Zaquel, Rafael Aidar, Pio (Hércules) e Doda; Fausto (Warley) e Lenilson (Izaías). Técnico: Marcelo Vilar.

 

Juventude/RS: Airton, Juliano, Claudinho, Diogo e Gerley (Ermel); Rodrigo, Dê, Mika ((Paulo José) e Zulu; Douglas e Rogerinho (Brener). Técnico: Lisca.

 

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva – RJ (ASP-FIFA), Flavio Gomes Barroca – RN (CBF-1), Luis Carlos Camara Bezerra – RN (CBF-2).

 

Cartões amarelos: André Lima (B), Fausto e Doda.

 

Público Pagante: 19.616

Público Não-Pagante: 404

Renda: 432.498

ALMEIDÃO-FINAL-SERIE-D (14)

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.