Seleção brasileira de futebol de 5 é considerada a melhor do mundo - SóEsporte
Futebol

Seleção brasileira de futebol de 5 é considerada a melhor do mundo

Seleção Brasileira de Futebol de Cinco no pódio das Paraolimpíadas de Londres 2012 (Foto: Reprodução da Internet)

Seleção Brasileira de Futebol de Cinco no pódio das Paraolimpíadas de Londres 2012 (Foto: Reprodução da Internet)

Com a primeira edição em 1998, no Brasil, o Campeonato Mundial de Futebol de 5 vai para sua sexta edição em Novembro deste ano, no Japão. Na primeira edição, a seleção brasileira levou a melhor, de lá para cá, o país levou mais duas taças e vai para a Terra do Sol Nascente em busca da quarta. Além dos três mundiais, o Brasil ainda é tricampeão paralímpico – Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012) – e hexacampeão da Copa América.

O futebol de cinco é disputado apenas por deficientes visuais, no entanto, nos jogos paralímpicos, apenas os atletas identificados com deficiência de classe B1, cegos totais, podem participar da competição. Já no Mundial é permitido que atletas de classe B2, que conseguem enxergar vultos, e B3, que conseguem definir imagens, também participem. Todos jogam vendados, não sendo permitido aos jogadores tocar em suas vendas, tampouco retirá-las.

Os jogadores se orientam pelo guizo inserido na bola e pelas coordenadas faladas pelo “chamador”, um guia que se posiciona atrás do gol. Dessa maneira, os estádios aonde os jogos acontecem são silenciosos, sendo permitida a manifestação da torcida apenas na hora do gol. Cada time é composto por cinco atletas, quatro na linha e um goleiro, que não é deficiente visual e que não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos.

Sobre o mundial, Felipe Menescal, analista técnico da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, disse que o nível da competição provavelmente será bem alto, já que muitas seleções melhoraram seu futebol nos últimos anos. “Pelo fato do Brasil manter uma hegemonia na modalidade, todos os outros países querem vencer o Brasil. Porém, o objetivo do Brasil em todas as competições que ele disputa é brigar pelo título, e é com esse pensamento que iremos para o Mundial”, comentou Felipe. Desde fevereiro os jogadores estão se preparando para o evento, se reunindo durante dois dias a cada oito meses no centro de treinamento, localizado em Niterói, Rio de Janeiro.

“Cerca de 200 atletas praticam o futebol de 5 no Brasil”, diz o analista, e eles estão divididos em cerca de 40 clubes pelo país. Porém, dentre eles, apenas 27 participam diretamente dos eventos organizados pela Confederação.

De acordo com o Felipe, o esporte para deficientes visuais tem dois pilares, o primeiro é onde se encaixam os atletas considerados “profissionais”, pois já conseguem viver graças ao esporte devido a bolsas conquistadas. No segundo, estão os atletas que participam das competições por hobby. Para os dois tipos de atleta o esporte tem uma importância muito grande, a inclusão. “O esporte de maneira geral agrega valor, integra pessoas, reabilita, forma e inclui. Os benefícios para estes atletas são muitos”, concluiu o profissional.

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.