O Campinense abriu o placar com Rodrigão aos 28 minutos e dez minutos o Santa Cruz empatou com Artur, todos no segundo tempo. Com isso, o Amigão passou o salão de festa para o tricolor Pernambuco. Com resultado, o Santa Cruz conquista o título de campeão da Copa do Nordeste.
Um domingo de festa em três cores em Campina Grande. Após sair atrás no placar no segundo tempo, o Santa Cruz encontrou forças e com muita raça conseguiu empatar o jogo. O resultado de 1 a 1 na partida de volta da final, no estádio Amigão, deu o título inédito da Copa do Nordeste 2016 aos tricolores, que com a conquista garantiram pela primeira vez uma vaga na Sul-Americana deste ano e de 2017.
Poucas chances, muita disposição e nada de gols no primeiro tempo. A melhor oportunidade foi desperdiçada pelo atacante Grafite, que perdeu um gol incrível. Mesmo com mais posse de bola e um falso domínio, o time paraibano não tinha objetividade e ainda esbarrou na consistente marcação do Santa. Os tricolores tiveram uma atuação segura e com uma estratégia inteligente segurou o placar de 0 a 0.
Os últimos 45 minutos poderiam ser definidos numa palavra: dramáticos. A equipe coral até esboçou uma pressão no início do segundo tempo, mas como tinha a vantagem do empate sem gols adotou uma postura defensiva. Por outro lado, o Campinense/PB precisava vencer e por isso se atirava ao ataque, porém encontrava dificuldades para penetrar na zaga coral. Depois de tanto insistir, o adversário conseguiu abrir o placar e jogou água no chope dos tricolores. O Santa Cruz não se abateu com o gol, colocou a cabeça no lugar e pouco tempo depois empatou o jogo.
Os minutos finais foram um verdadeiro teste para cardíaco. As torcidas estavam apreensivas e com o “coração na boca”. Os paraibanos tinham que fazer um gol para levar a decisão para os pênaltis e não foram felizes, deixando a festa para os 6 mil tricolores presentes no estádio Amigão, na Paraíba.
O TIME – Mesmo com João Paulo recuperado, o técnico Milton Mendes decidiu deixar o jogador no banco de reservas pelo fato dele não estar 100%. Sendo assim, a escalação coral foi repetida pela terceira vez consecutiva com Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Leandrinho e Lelê; Arthur, Grafite e Keno.
GOLS – Aos 25 minutos do segundo tempo, Adalgiso Pitbull tabelou com Rodrigão, que chutou com precisão e a bola foi parar no canto esquerdo do goleiro Tiago Cardoso, abrindo o placar. Aos 33 minutos, Keno pedalou pra cima de Negretti, invadiu a área e cruzou rasteiro para Arthur, que errou na primeira finalização, mas no rebote mandou a bola para o fundo das redes.
MODIFICAÇÕES – Com 16 minutos de jogo, o meia Leandrinho sentiu dores na coxa direita e precisou sair do jogo, obrigando o técnico Milton Mendes a acionar João Paulo. No decorrer da etapa complementar, o volante Wellington Cézar ganhou a vaga do meia-atacante Lelê. Por último, o atacante Bruno Moraes foi acionado no lugar do lateral direito Vítor.
Campeonato: Copa do Nordeste / 4ª Fase (final)
Data: 01/05/2016
Hora: 16:00
Local: Paraíba (PE)
Estádio: Amigão
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos e José Carlos Oliveira dos Santos (ambos da BA)
CAMPINENSE/PB
Escalação: Glédson; Negretti, Joécio, Tiago Sala e Danilo; Fernando Pires, Magno e Roger Gaúcho (Adalgiso Pitbull); Jussimar (Tiago Pedra), Raul e Rodrigão.
Técnico: Francisco Diá.
Gols: Rodrigão
Cartões Amarelos: Rodrigão,
SANTA CRUZ
Escalação: Tiago Cardoso; Vítor (Bruno Moraes), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Leandrinho (João Paulo) e Lelê (Wellington Cézar); Arthur, Keno e Grafite.
Técnico: Milton Mendes
Gols: Arthur
Cartões Amarelos: Tiago Cardoso e Arthur.
Fonte: Agência CoralNET de Notícias
