Desde que a CBF sinalizava uma mudança no formato da competição, a expectativa era grande e amanhã (terça, dia 1º), saberemos como será este novo torneio. A única novidade, já anunciada pela CBF, é de que teremos duas divisões
Sobre os possíveis formatos, o Planeta Futebol Feminino conseguiu com exclusividade algumas informações que podem ser confirmadas amanhã na apresentação. Temos a informação também de que estas novidades estão sujeitas a alteração já que o congresso técnico ainda será realizado.
Número de equipes e período de competição:
Diferente das últimas edições, que contava com 20 times em 15 datas, a edição de 2017 deverá abrigar 16 equipes na série A e 16 equipes na Série B e promete uma duração de 7 meses, com 30 datas.
Formato:
– O campeonato seria com pontos corridos, turno e returno.
Como serão definidas as equipes da série A:
– As 6 primeiras vagas para as melhores equipes segundo o ranking da CBF (Será divulgada amanhã)
– O último campeão brasileiro
– Vaga para campeão da Copa do Brasil 2016
– 8 vagas para as chamadas equipes de camisa
Sobre a série B
– A única informação que sabemos é de que serão 16 equipes e seguirá o mesmo formato da série A
O último ranking divulgado pela CBF é de dezembro de 2015, onde as 6 primeiras equipes eram: São José, Vitória-PE, Kindermann*, São Francisco, Foz Cataratas e Ferroviária. A lista segue com Centro Olímpico, Iranduba, Rio Preto e Duque de Caxias que fecham os 10 primeiros.
* A equipe encerrou suas atividades no final de 2015.
A preocupação dos clubes são as 8 vagas que serão disponibilizadas para as equipes de camisa, isso porque, equipes tradicionais da modalidade como Centro Olímpico, Iranduba que tem os recordes de público do ano, e o Rio Preto, atual campeão paulista e campeão do Brasileirão em 2015, correm riscos de ficarem de fora da série A e disputarem a série B na primeira edição.
O evento de amanhã poderá ser somente para divulgar a competição e conselho técnico deverá ser realizado posteriormente com mais detalhes sobre a competição de 2017.
Por: Rafael Alves
