Tropa Campina/UEPB faz história no Rei Pelé e está na primeira divisão da Super Liga Nacional de Futebol Americano - SóEsporte
Futebol

Tropa Campina/UEPB faz história no Rei Pelé e está na primeira divisão da Super Liga Nacional de Futebol Americano

tropaO grito de campeão ecoou alto. Orgulho da Paraíba, o Tropa Campina/UEPB sagrou-se campeão da Liga Nordeste de Futebol Americano e conquistou o acesso para a Superliga Nacional de Futebol Americano 2017, a primeira divisão da modalidade. O feito histórico ocorreu na tarde do último domingo (4), no estádio Rei Pelé, em Maceió. Os jogadores venceram o Maceió Marechais pelo placar de 15 a 7, coroando assim uma campanha irretocável.

Para levantar a taça de campeão, o Tropa Campina/UEPB venceu na fase classificatória o Roma Gladiadores (CE), ABC Scorpions (RN), Olinda Sharks (PE) e o Arcoverde Templários (PE). Terminou em primeiro lugar no Grupo Norte. Na semifinal venceu o Náutico Horses (PE) e, na grande final, triunfou diante do Maceió Marechais. Na grande final, os tropeiros mais uma vez fizeram uma partida quase perfeita. Os paraibanos abriram o placar e depois sofreram a virada, mas tiveram força e personalidade para equilibrar as ações e retomar a dianteira do placar, garantindo o acesso para a Super Liga.

Fundado há dois anos, o Tropa Campina/UEPB conta com 57 atletas oriundos das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Solânea e Esperança, sendo cerca de 10 jogadores alunos da Universidade Estadual da Paraíba, além de quatro membros que formam a comissão técnica. Os jogadores realizam sua preparação física em academias da cidade e realizam treinamento técnico no Parque da Criança.

A parceria vitoriosa com a UEPB foi firmada em 2014. Dentro da parceria, os atletas do Tropa Campina recebem assistência em saúde, através dos serviços das Clínicas da Instituição e o apoio de transporte. Nos finais de semana, realizam treinamento no campo do Biotério da Universidade. A equipe também mantém uma parceria com o Departamento de Educação Física (DEF), o chamado Tropinha Flagball, voltado para crianças com faixa etária entre 6 e 15 anos, que querem aprender a jogar futebol americano.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.