A Federação Paraibana de Futebol (FPF) confirmou, o que o soesporte tinha adiando, o adiamento da reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano, marcada para a próxima segunda-feira. Esta possibilidade está sendo motivada, devido o encontro de presidentes de federações do Nordeste com a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para retardar o início das Séries C e D de 2018.
A proposta, segundo o presidente da FPF Amadeu Rodrigues, que será levada pelos presidentes das Federações é começar as séries C e D no mês de maio, já que, as duas competições não serão paralisadas durante as disputas da Copa do Mundo. O encontro com a CBF deve acontecer na próxima quinta-feira, dia 19.
Pelo calendário divulgado pela CBF, a Série C será iniciada no dia 15 de abril, com a participação do Botafogo, como representante paraibano. Enquanto que, a Série D terá início uma semana depois. A competição terá como participantes do estado Treze e Campinense.
A reunião do Conselho Arbitral que vai definir o Campeonato Paraibano-2018, foi adiada ficando remarcada para dia 23. Com isso, a definição do regulamento, início e termino da competição estadual serão discutidos com base nas possíveis mudas liberadas pela CBF.
Sem apoio da maioria dos clubes para diminuir o número de datas para realizar o Campeonato Paraibano, o presidente Amadeu Rodrigues, espera sensibilizar a diretoria da CBF, para esticar a competição estadual, saindo das 13 datas para 18 rodadas. “Com isso iremos atender aos clubes. Mas, a CBD precisa transferir o início das Séries C e D, que terão tempo suficiente para serem concluídas”, disse Amadeu Rodrigues.
Mas, independente da alteração no calendário por parte da CBF, as federações que não tem clube nas Séries B e A do Campeonato Brasileiro, poderão começar suas competições antes do prazo estipulados como manda regulamento geral das competições.
O artigo 110 do regulamento afirma, “é obrigatória a observância do Calendário Nacional, sendo facultado aos clubes disputantes das Séries C e D do Campeonato Brasileiro atuar em competições oficiais, em período anterior ao inicio da temporada, desde que respeitadas as férias dos profissionais e o período de pré-temporada”.
Na primeira reunião do Conselho Arbitral realizada na semana passada, os dirigentes dos clubes apontaram algumas fórmulas de disputas. Entre elas esta permanência do regulamento adotado em 2017. Além disso, foi apresentada a formula com os times divididos em dois grupos. Outro modulo de disputa seria com pontos corridos, com jogos de ida e volta.
Apenas o Botafogo defende uma competição com os times jogando divididos em dois, se classificando os dois primeiros colocados para a formação de um hexagonal e depois um quadrangular. Treze, Campinense, Sousa, Atlético, Nacional de Patos, Desportiva Guarabira, Serrano, CSP e Auto Esporte não aprovam esta formula.
