Os testes físicos de Arbitragem da FIFA, que fazem parte do Curso Futuro III do RAP, foram realizados nesta quinta-feira, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. O teste foi feito por 38 árbitros e assistentes – homens e mulheres – e destes 36 foram aprovados, ou seja, 95%.
Um dos aprovados é um paraibano Renan Roberto que postou mensagem no face “Agradecer ao Senhor por mais um teste físico superado! 24 tiros realizados com sucesso! Agradecer a minha família e os amigos que ajudaram, em especial ao amigo Welligton e Pedrinho, o apoio de todos, FPF, CEAF, SindicatoToda honra e glória seja dada a TI Senhor!”
O árbitro Heber Roberto Lopes (SC), lesionado, não passou no teste; e Cleriston Clay Rios (SE), árbitro assistente, também não foi aprovado. Os dois terão, ainda neste ano, uma nova oportunidade para realizar o teste físico.
– O resultado foi muito bom. Os árbitros brasileiros estão bem preparados para os testes físicos. Os dois que foram reprovados farão o teste de novo oportunamente – explicou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (CA-CBF), Sérgio Corrêa.
Os árbitros e assistentes, que assistem às aulas do Curso Futuro III do RAP, e os instrutores FIFA e da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF) participarão do Seminário de Arbitragem, nesta sexta-feira, 7 de agosto, no Hotel Hilton Barra, no Rio de Janeiro.
A CBF realiza nesta sexta-feira (7), o Seminário de Arbitragem, no Hotel Hilton Barra, Rio de Janeiro, das 9 às 19h. Será um dia de trabalho e palestras sobre temas ligados à arbitragem. O público do evento é formado por árbitros e assistentes FIFA e promissores, instrutores da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF) e da FIFA.
O seminário começa às 9 horas com a abertura oficial, que será feita pelo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa. Marco Aurélio Cunha, coordenador de Futebol Feminino, será o responsável por falar sobre a visão do dirigente. O diretor de Competições, Manoel Flores, também será palestrante e falará sobre os regulamentos dos campeonatos organizados pela entidade.
Oscar Ruiz, ex-árbitro FIFA que esteve nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010 e é instrutor FIFA, ressaltará a importância da motivação no trabalho da arbitragem. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, abordará as infrações disciplinares. O presidente da Comissão Nacional dos Médicos de Futebol, Jorge Pagura, e o diretor de Comunicação da CBF, Fernando Mello, também estão entre os palestrantes.
Márcio Rezende de Freitas, comentarista de arbitragem; Wilson Luiz Seneme, instrutor FIFA; e Manoel Serapião Filho, adjunto técnico da ENAF, falarão sobre temas mais específicos de arbitragem. Ana Paula de Oliveira, representante da ENAF, será a responsável por explicar o papel da mulher no futebol.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)